EDUCAÇÃO E DESRESPEITO

A Degradação da Escola Pública como Espetáculo nos Meios de Comunicação

Palavras-chave: Educação, Escola pública, Médios de comunicação

Resumo

Este artigo analisa fenômenos discursivos sobre a escola pública entre os membros de uma comunidade de alto capital econômico na cidade de São Paulo no ano de 2014. Utilizou-se como marco teórico-metodológico a Hermenêutica de Profundidade de John Thompson e a teoria do Reconhecimento de Axel Honneth. Constatou-se um alinhamento ideológico nos discursos de marginalização da escola pública, dos seus membros (educandos e educadores), e uma defesa do ensino privado como instância legítima de formação escolar e ética. Os argumentos e figuras de linguagem utilizada nesses discursos eram veiculados diariamente pelo jornalismo policial nas emissoras de televisão, estabelecendo relações de desrespeitos ao impor estereótipos depreciativos aos estudantes das escolas públicas para a opinião pública.

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Biografia do Autor

Arthur Meucci, Universidade Federal de Viçosa
Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formação em Psicanálise pelo IBCP. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Membro-fundador da Cátedra Paulo Freire da UFV.

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Publicado
2023-08-09
Como Citar
Meucci, A. (2023). EDUCAÇÃO E DESRESPEITO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 29(57). https://doi.org/10.55028/intermeio.v29i57.9285