A Revista InterMeio tem o prazer de publicar o Dossiê “Internacionalização e Educação comparada”, volume 29, número 57 (2023).
Este dossiê teve como propositores os editores da Revista Intermeio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil, sob a Organização dos Profs. Dra. Fabiany de Cassia Tavares Silva e Dr. Linoel Leal Ordóñez.
Trata-se assim de seis textos; cinco deles discutem alguma dimensão, seja desde elementos institucionais, intelectuais, teóricos, metodológicos ou culturais da pesquisa educacional, por exemplo com sistematizações de experiências, estudos de casos etc., no campo da Internacionalização e da Educação Comparada, e um outro que não estando dentro da temática do dossiê, compõe nossa seção de Demanda contínua, apresentando uma discussão importante enquadrada na área de Educação como processo social.
O dossiê tomou como focos amplos três eixos norteadores:
- Políticas e práticas interculturais, linguísticas e psicossociais dos sujeitos no contexto da Educação comparada e da internacionalização das suas práticas em ensino, pesquisa, extensão, inovação, entre outras;
- Políticas e práticas de financiamento e atração/envio de pessoal internacional para ensino, pesquisa, extensão e inovação universitária;
- Políticas e dinamismos institucionais de divulgação, popularização e internacionalização do conhecimento em Educação e a ciência: agências, revistas, índices e rankings.
A Equipe editorial parabeniza aos autores por terem confiado na Revista InterMeio, e por ter apresentado textos de semelhante qualidade, impacto e aporte em diversas áreas da Educação.
Aos leitores fazemos um convite: apreciar a leitura, difundir e se animar para ser os próximos autores em publicar conosco.