Narrativas de estudantes de Pedagogia sobre temas necessários à Educação em Direitos Humanos (EDH)

Resumo

Por meio de um formulário de coleta de narrativas, um grupo de sete alunas de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino superior (IES) privada do Mato Grosso do Sul trouxe à tona assuntos acerca da educação em direitos humanos (EDH) que poderiam ser tratados em suas práticas como professoras. O objetivo deste trabalho, pois, foi de refletir sobre como a EDH poderia movimentar processos estruturais de construção da diferença na formação do sujeito cidadã/ao em ambiente escolar, uma vez que as alunas, em experiências de estágio curricular do curso, observaram que temas complexos da realidade social são quase sempre silenciados em sala de aula com crianças pequenas. O assunto foi abordado com o apoio dos estudos pós-críticos em educação, especialmente das perspectivas pós-estruturalistas, e se valeu de um formulário de avaliação da disciplina com foco na narrativa, no qual as estudantes registraram suas concepções de temas que consideravam necessários à EDH. Por fim, as práticas de ensino interessadas em EDH permitirão que futuros/as professores/as refaçam caminhos já traçados, readequem estratégias, reelaborem procedimentos e flexibilizem a sua visão de mundo, atentando-se à provisoriedade, à multiplicidade e à fluidez de sentidos sobre o existir.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - Unidade Universitária de Paranaíba/MS) e dos Cursos de Licenciatura da Unidade de Jardim/MS. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É pesquisador vinculados aos seguintes Grupos: NUDISEX da UEMS, GEPPE e DITEFRON da UEMS.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-doutorado e Doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Publicado
2021-07-19
Como Citar
Silva, F. G. O. da, & Maio, E. R. (2021). Narrativas de estudantes de Pedagogia sobre temas necessários à Educação em Direitos Humanos (EDH). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 27(53). https://doi.org/10.55028/intermeio.v27i53.9749