JORNADA ESCOLAR BRASILEIRA
ESTUDO COMPARADO INTRANACIONAL
Resumo
O artigo compara características das jornadas escolares (parcial e integral) dos anos iniciais do ensino fundamental nas redes municipais de ensino das Capitais brasileiras. Para isso, foi desenvolvido um estudo comparado intranacional, por meio da análise de dados estatísticos e de pesquisa documental. A comparação focalizou: média de horas-aula, matrículas e estabelecimentos em jornada parcial e integral, carga horária diária e semanal e início e término da jornada escolar. Apesar da meta 6 do Plano Nacional de Educação relativa à educação em tempo integral, entre as Capitais, há grandes disparidades em termos de matrículas e de estabelecimentos que oferecem jornada integral. Além das especificidades e diferenças entre os dois tipos de jornada escolar, os resultados mostraram variações importantes entre as Capitais brasileiras. Os resultados sugerem que o fator “localização/Capital” leva a diferenças no acesso a determinado tipo de jornada (parcial ou integral) e a certas características, o que poderá interferir na formação que o estudante recebe.
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