Concepções e percepções de professores sobre bullying: gênero, educação e autoridade

  • Marian Ávila de Lima Dias Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/
  • Herik Rafael de Oliveira Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/
  • Patricia Ferreira de Andrade Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Bullying, Hierarquias escolares, Autoridade docente, Gênero, Violência escolar

Resumo

A identificação e o enfrentamento do bullying tem sido um importante debate na e da educação escolar. A pesquisa, amparada nos estudos de Adorno, atenta para a autoridade esclarecida ou não esclarecida e para a importância da atuação docente na identificação e enfrentamento da violência escolar. Foram entrevistados seis docentes que lecionam e são formados nas disciplinas de artes, educação física e português. As respostas sobre a percepção e a análise da violência entre estudantes, a descrição das características dos estudantes que praticam e do que sofrem as agressões e o papel das autoridades, trazem estereótipos de gêneros fortalecendo a compreensão de que a atuação docente pouco ou nada pode fazer diante do bullying, mesmo quando identificado e associado à dupla hierarquia escolar, a oficial e a não oficial. Ainda assim, alguns trechos das entrevistas indicam que há contraposições a esses entendimentos e que as ações de enfrentamento à violência escolar podem ser encaradas como parte do exercício docente bem como de toda a comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Marian Ávila de Lima Dias, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP-USP, pós-doutorado na Universidad Tres de Febrero em Buenos Aires, Argentina. É docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação e do Observatório da Educação da Unifesp: violência, inclusão e direitos humanos.

Herik Rafael de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP-USP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação e do Observatório da Educação da Unifesp: violência, inclusão e direitos humanos.

Patricia Ferreira de Andrade, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga e psicanalista, mestre em Educação, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP-USP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação e do Observatório da Educação da Unifesp: violência, inclusão e direitos humanos.

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Acesso em: 10 jan. 2024.

Publicado
2025-02-20
Como Citar
Ávila de Lima Dias, M., de Oliveira, H. R., & Ferreira de Andrade, P. (2025). Concepções e percepções de professores sobre bullying: gênero, educação e autoridade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(60), 124-151. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i60.21509