CONDIÇÕES PARA A INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Malvina Tania Tuttman Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Palavras-chave: Extensão Universitária, Inserção Curricular da Extensão na Educação Superior, Condições adequadas

Resumo

Este texto, de natureza ensaística, apoia-se em produção bibliográfica atinente à Extensão Universitária e aos seguintes documentos nacionais emanados pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas (FORPROEX) para advogar a retomada do uso do termo correto “Inserção Curricular da Extensão Universitária” no âmbito da Instituições de Educação Superior, visto que o uso indiscriminado de “curricularização”, “disciplinarização” e “creditação” traduzem processos alheios daquele coadunado no âmbito do FORPROEX e materializado na Resolução CNE/CES n. 7/2018 que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (DEESB, 2018). Na sequência, problematiza as condições necessárias para que as IES deem materialidade aos aspectos coadunados nas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Em relação às condições concretas, defende-se: a) condições objetivas para professores, técnicos e estudantes (transporte que viabilize o deslocamento de docentes, discentes e técnicos; garantia de seguro e bolsas robustas; materiais diversos); b) financiamento compatível com a relevância e reposicionamento da Extensão Universitária como terceira missão; c) em âmbito nacional, defende-se uma política nacional de extensão universitária que induza as IES a elaborarem suas respectivas políticas institucionais e o chamamento de uma conferência nacional de extensão universitária; d) garantia de infraestrutura, incluindo recursos materiais e recursos humanos acoplada a revisão da carreira docente e técnica, de modo que a realização das atividades de extensão sejam valoradas e computadas; e, e) estímulo ao envolvimento da comunidade externa na proposição de ações de extensão. Por fim, entendemos que a construção de tais condicionalidades não podem ser concretizadas apenas no currículo, mas devem ser induzidas pelo projeto de universidade e materializada a priori no PPI, PDI e PPCs.

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Biografia do Autor

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP). Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1380335871229923  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1494-8375. E-mail: andreiamilitao@uems.br  

Malvina Tania Tuttman, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora emérita e ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), de 2004 a 2011. Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2012-2018), presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2011. Foi presidenta do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro – CEE/RJ (2017-2019 / 2019-2020) e coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEE-RJ). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0046159287859343.   ORCID: https://orcid.org/0009-0004-2488-6632. E-mail: malvina.tuttman@gmail.com

Publicado
2024-11-19
Como Citar
Nunes Militão, A., & Tuttman, M. T. (2024). CONDIÇÕES PARA A INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 30(59), 16-32. https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i59.22304