A Fenomenologia e suas Contribuições para a Pesquisa em Educação

  • Carlos Cardoso Silva
  • Patrícia Medina
  • Ivone Maciel Pinto

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar reflexões sobre a fenomenologia como método de pesquisa, desenvolvido na perspectiva qualitativa perspectiva qualitativa. Conclui-se que para trabalhar com esse tipo de método é necessário que os pesquisadores atentem para a importância do referencial teórico-metodológico, e se apropriem com rigor metodológico da redução eidética (epoché) e da hermenêutica.

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Biografia do Autor

Carlos Cardoso Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. É professor no curso de Pedagogia da FE/UFG. Desenvolve pesquisa sobre professores(as). Membro da Redecentro e do Observatorio Internacional de la Profesión Docente/OBIPD.

Patrícia Medina

Doutora em Educação pela UniversidadeFederal de Goiás/UFG. Professora da Universidade Federal do Tocantins/UFT. Desenvolve pesquisa sobre professores(as). Membro da Redecentro e do Observatorio Internacional de la Profesión Docente/OBIPD.

Ivone Maciel Pinto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Professora, no curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins/ TO. Desenvolve pesquisa sobre professores(as). Membro da Redecentro e do Observatorio Internacional de la Profesión Docente/OBIPD.

Referências

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Silva, C. C., Medina, P., & Pinto, I. M. (2016). A Fenomenologia e suas Contribuições para a Pesquisa em Educação. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(36). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2371