Práticas Educativas e a Pluralidade dos Saberes Docentes no Contexto do Programa mais Educação: Pressupostos e Condicionantes para Práxis Social

Autores

  • Sheila Cristina Monteiro Matos

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar as categorias de saberes elencadas por Tardif, ou seja, saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experiencias, destacando as relações entre seus pressupostose as representações que pautam as práticas educativas no contraturno escolar no Programa mais Educação. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico Paulo Freire, Sacristán, o próprio Tardif e o que referenda a triologia de pressupostos do Programa Mais Educação: Gestão Intersetorial do Território, Rede de Saberes e Texto fomentados pelo Programa Mais Educação evidenciam práticas educativas significativas para a práxis social dos alunos envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sheila Cristina Monteiro Matos
    Mestre em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora-Tutora da Disciplina Técnica de campo do monitoramento do Plano de Ações Articuladas do MEC/RJ.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

MATOS, Sheila Cristina Monteiro. Práticas Educativas e a Pluralidade dos Saberes Docentes no Contexto do Programa mais Educação: Pressupostos e Condicionantes para Práxis Social. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, [S. l.], v. 17, n. 34, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2392. Acesso em: 30 jan. 2026.