A ausência presente: o apagamento fotoliterário da pessoa de Nadja e o Mito do Surrealismo

  • Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani Instituto Federal de Brasília

Abstract

Neste artigo, nos propomos a analisar a obra Nadja (1928), de André Breton, sob o aspecto das relações fotoliterárias que gravitam em torno da utilização de fotografias em sua composição, partindo da dialética da ausência/presença. Visamos demonstrar como se dá o processo de ausenciamento da jovem e analisar o seu total apagamento na fotomontagem “Seus olhos de avenca”. Para isso, contamos com o aporte teórico dos Estudos Fotoliterários e recorreremos ao suporte de parte da fortuna crítica da obra que se dedicou a essa temática, bem como ao princípio da fragmentação do corpo na estética da arte moderna.

Author Biography

Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília/UnB. Professora do curso superior de licenciatura em Letras Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília/IFB. 

References

ALBACH, Hester. Léona, héroïne du surréalisme. Traduit du néerlandais par Arlette Ounanian. Arles: Actes Sud, 2009.

ARROUYE, Jean. La photographie dans « Nadja ». In: Mélusine, nº IV: Le livre surréaliste/ Actes du Colleque en Sorbonne organisé par H. BEHAR, juin 1981. Lausanne: L’Age d’Homme, 1983, p. 123-151.

BARTHES, Roland. Fragments d’un discours amoureaux. Paris: Éditions du Seuil, 1977.

______. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Julio Castañon Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.


BEAUVOIR, Simone de. André Breton ou a poesia. In: ______. O segundo sexo: 1 fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão européia do livro, 1970.

BONNET, Marguerite. Notice e Notes et variantes. In : BRETON, André. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.

BRETON, André. O amor louco. Tradução Luiza Neto Jorge. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.

______. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.

______. Œuvres complètes. Vol. II. Paris: Gallimard, 1992.

______. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

BRON, Jean-Albert; LEIGLON, Christine; URNANIK-RIZK, Annie. Nadja André Breton: littérature et langages de l’image. Paris: Éditions Ellipses, 2002.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Vol. 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

GROJNOWSKI, Daniel. Photographie et langage. Paris: José Corti, 2002.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

MARQUES, Ana Martins. Paisagem com figuras: fotografia na literatura contemporânea (W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk). Tese de Doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-97ZLNU. Acesso em: 03 ago 2018.


MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Editora Iluminuras, 2002.

______. Breton diante da esfinge. In: BRETON, André. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 7-15.

MOURIER-CASILE, Pascaline. Nadja d’André Breton. Paris: Gallimard, 1994.

NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, 2005 [En ligne]. Disponível em : http://revuepostures.com/fr/articles/nachtergael-7. Acesso em: 11 out 2017. Originalmente publicado como: NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, p. 158-173, 2005.

PUJADE, Robert. Fantastique et photographie. Paris: L’Harmattan, 2015.

SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SEBBAG, Georges. André Breton L’amour folie: Suzanne, Nadja, Lise, Simone. Paris: Éditions Jean-Michel Place, 2004.

THÉLOT, Jérôme. Nadja, Violência e Moral. Tradução Pérola Carvalho. In: GUINSBURG, J., LEIRNER, Sheila (Orgs.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Published
2023-07-01
How to Cite
Mantovani, J. E. de A. (2023). A ausência presente: o apagamento fotoliterário da pessoa de Nadja e o Mito do Surrealismo. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(48), 39-57. https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.10505
Section
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes