A ausência presente: o apagamento fotoliterário da pessoa de Nadja e o Mito do Surrealismo

  • Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani Instituto Federal de Brasília

Resumen

Neste artigo, nos propomos a analisar a obra Nadja (1928), de André Breton, sob o aspecto das relações fotoliterárias que gravitam em torno da utilização de fotografias em sua composição, partindo da dialética da ausência/presença. Visamos demonstrar como se dá o processo de ausenciamento da jovem e analisar o seu total apagamento na fotomontagem “Seus olhos de avenca”. Para isso, contamos com o aporte teórico dos Estudos Fotoliterários e recorreremos ao suporte de parte da fortuna crítica da obra que se dedicou a essa temática, bem como ao princípio da fragmentação do corpo na estética da arte moderna.

Biografía del autor/a

Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília/UnB. Professora do curso superior de licenciatura em Letras Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília/IFB. 

Citas

ALBACH, Hester. Léona, héroïne du surréalisme. Traduit du néerlandais par Arlette Ounanian. Arles: Actes Sud, 2009.

ARROUYE, Jean. La photographie dans « Nadja ». In: Mélusine, nº IV: Le livre surréaliste/ Actes du Colleque en Sorbonne organisé par H. BEHAR, juin 1981. Lausanne: L’Age d’Homme, 1983, p. 123-151.

BARTHES, Roland. Fragments d’un discours amoureaux. Paris: Éditions du Seuil, 1977.

______. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Julio Castañon Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.


BEAUVOIR, Simone de. André Breton ou a poesia. In: ______. O segundo sexo: 1 fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão européia do livro, 1970.

BONNET, Marguerite. Notice e Notes et variantes. In : BRETON, André. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.

BRETON, André. O amor louco. Tradução Luiza Neto Jorge. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.

______. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.

______. Œuvres complètes. Vol. II. Paris: Gallimard, 1992.

______. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

BRON, Jean-Albert; LEIGLON, Christine; URNANIK-RIZK, Annie. Nadja André Breton: littérature et langages de l’image. Paris: Éditions Ellipses, 2002.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Vol. 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

GROJNOWSKI, Daniel. Photographie et langage. Paris: José Corti, 2002.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

MARQUES, Ana Martins. Paisagem com figuras: fotografia na literatura contemporânea (W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk). Tese de Doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-97ZLNU. Acesso em: 03 ago 2018.


MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Editora Iluminuras, 2002.

______. Breton diante da esfinge. In: BRETON, André. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 7-15.

MOURIER-CASILE, Pascaline. Nadja d’André Breton. Paris: Gallimard, 1994.

NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, 2005 [En ligne]. Disponível em : http://revuepostures.com/fr/articles/nachtergael-7. Acesso em: 11 out 2017. Originalmente publicado como: NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, p. 158-173, 2005.

PUJADE, Robert. Fantastique et photographie. Paris: L’Harmattan, 2015.

SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SEBBAG, Georges. André Breton L’amour folie: Suzanne, Nadja, Lise, Simone. Paris: Éditions Jean-Michel Place, 2004.

THÉLOT, Jérôme. Nadja, Violência e Moral. Tradução Pérola Carvalho. In: GUINSBURG, J., LEIRNER, Sheila (Orgs.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Publicado
2023-07-01
Cómo citar
Mantovani, J. E. de A. (2023). A ausência presente: o apagamento fotoliterário da pessoa de Nadja e o Mito do Surrealismo. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(48), 39-57. https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.10505
Sección
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes