O USO DO PRINCÍPIO ANALÓGICO EM CRIAÇÕES LEXICAIS REALIZADAS POR CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO
Resumen
Esta pesquisa consiste num estudo de caso que mostra que, por meio da analogia, uma criança de 4 anos, ainda que tenha um conhecimento léxico e gramatical limitado, consegue realizar criações lexicais utilizando associações com palavras já conhecidas. Entendemos que a formação de palavras na língua portuguesa pode ser explicada pelo princípio da analogia (MARONEZE, 2008, 2011; BASÍLIO, 2016), segundo o qual as unidades lexicais são construídas pela associação, tanto fônica quanto semântica, com unidades lexicais já existentes. Os dados foram coletados em um período de 6 meses através da observação do cotidiano da criança, que recorria a uma criação lexical quando desconhecia uma palavra que poderia ser usada de maneira adequada em sua comunicação. Por meio dos exemplos citados nesta pesquisa pode-se observar as associações realizadas pelo falante.
Citas
ALVES, Ieda Maria. Neologismos: criação lexical. 3ª Edição. São Paulo. Ática. 2007
BASÍLIO, Margarida. O princípio da analogia na constituição do léxico: regras são clichês lexicais. Veredas.Vol.1., n. 1. Juiz de Fora. 2016. p.9-21. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25379 Acesso em 26 abr. 2023.
BEZERRA, Francinalva Andrade. Os diferentes conceitos de gramática nos estudos linguísticos. Letra Magna. São Paulo. 2013. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/317575978/Diferentes-Conceitos-de-Gramatica Acesso em 26 abr. 2023.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
LIMA. George Almeida. et al. Interfaces da linguagem: escola e cultura. 2020. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22142/17688 Acesso em 26 abr. 2023.
MARONEZE, Bruno Oliveira. As concepções saussurianas de formação de palavras. REVEL. 2008. Edição especial n. 2, 2008. ISSN 1678-8931
MARONEZE, Bruno Oliveira. Um estudo da mudança de classe gramatical em unidades lexicais neológicas. 2011. Tese de Doutorado.
MIRANDA, Maria Irene. Conceitos centrais da teoria de Vygotsky e a prática pedagógica. Ensino em Re-vista, v. 13, n. 1, p. 7-28, 2005.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola. 2010.
OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da afetividade em Vygotsky. IN. Piaget, Vygotsky, Wallon, Teorias psicogenéticas em discussão. TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloisa. São Paulo: Summus, 2019, p.115-131
RADAELLI, Maria Eunice Barth. Contribuições de Vygotsky e Bakhtin para a linguagem: interação no processo de alfabetização. Revista Thêma et Scientia, v. 1, n. 1, 2011.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística geral. São Paulo: Cultrix/Edusp,2006.
RIO-TORTO, Graça, Et Al. Gramática Derivacional do Português, 2ª Edição. Coimbra. 2013.
ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Estruturas morfológicas do português. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 1998.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.