As Aventuras de Ngunga: entre a novela e o romance

  • Marcos Vinicius Caetano da Silva Universidade de Brasilia

Resumen

Este trabalho tem como objeto As aventuras de Ngunga (1972), escrita pelo angolano Pepetela. As reflexões de Marisa Lajolo sobre a obra giram em torno do projeto de nação proposto pelo Movimento Popular de Libertação da Angola (MPLA), e também no intuito do autor de subverter o discurso ocidental em torno do romance educativo. Considerando tais modelos oriundos da tradição europeia, pretende-se discutir a forma artística da referida obra a partir das classificações de romance e novela, uma vez que a brevidade da narrativa oscila diante da maturidade adquira pelo personagem central em meio ao conflito pela libertação nacional angolana.

Biografía del autor/a

Marcos Vinicius Caetano da Silva, Universidade de Brasilia
Marcos Vinicius Caetano da Silva é mestre em literatura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (POSLIT/UnB). É membro dos grupos de pesquisa “Mayombe: literatura, história e sociedade” e “Literatura e modernidade periférica” da UnB. Tem interesse nas áreas de crítica literária dialética e pós-colonialismo.

Citas

AUERBACH, Erich. A novela no início do Renascimento – Itália e França. Traduzido por Tercio Redondo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CAETANO, Marcelo José. A pedagogia da esperança em As aventuras de Ngunga. Scripta. Belo Horizonte, n. 19, p. 43-53, 2007.

CANDIDO, Antonio. “A personagem do romance”. In: ______ et all. A personagem da ficção. 12ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

______. “Um instrumento de descoberta e interpretação”. In: Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 12ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/FAPESP, 2009. p. 429-437.

JOLLES, André. Formas simples. Traduzido por Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1976.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LUKÁCS, György. “O romance como epopeia burguesa”. In: _____. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932 – 1967. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011. p. 193-243.

PEPETELA. As aventuras de Ngunga. São Paulo: Ática, 1983.

Publicado
2020-01-17
Cómo citar
Caetano da Silva, M. V. (2020). As Aventuras de Ngunga: entre a novela e o romance. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 219-229. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3561
Sección
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)