INCLUSÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso com um aluno com Síndrome de Down do 9o ano do Ensino Fundamental, de uma escola do município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, com o objetivo de investigar quais as dificuldades em conhecimentos lógicos matemáticos que ele apresenta. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com sessões de estudo, durante três meses, sendo utilizado o software ITS (Sistema Tutorial Inteligente), que gera uma seqüência de atividades nas quais são reforçados os conhecimentos lógicos matemáticos. Por fim, são apresentados os resultados desta pesquisa, onde se pode concluir que o aluno investigado apresenta dificuldades em conceitos lógicos matemáticos e que deveria ter um acompanhamento individualizado, fora da sala de aula, para lidar melhor com situações do cotidiano que exigem Matemática.
Referências
AQUINO, Ruth de. Normal é ser Diferente: O desafio de inclusão das crianças com síndrome de Down. Época na Escola, São Paulo, n. 05, p.08-16, out. 2006.
BISSOTO, Maria L. Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. In: Ciência & Cognição, v. 04, p.80-88, mar. 2005. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v04/m11526.pdf> Acesso em: 02 abr. 2008.
BRASIL. Resolução n. 2, de 11 de fevereiro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/txt/res2.txt> Acesso em: 07 jul. 2008.
CARVALHO, Rosita E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto alegre: Mediação, 2008. 152p.
GODOY, Andréa. et al. Cartilha de Inclusão - Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em:
www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/cartilhas/cartilha_direitos_deficiente.doc#indicie> Acesso em: 21 jul. 2008.
MORENO, Lorenzo R. et al. Análisis de um tutorial inteligente sobre conceptos lógico-matemáticos em alumnos com Síndrome de Down. Relime, Espanha, v. 9, n. 2, p. 211-226, jul. 2006.
MORENO, Lorenzo R. et al. Sistema Tutorial Inteligente para o Ensino e Reforço dos Conceitos de Número, Adição e Subtração. Manual de Uso. Universidade de La Laguna, Espanha. Traduzido por Claudia L. O. Groenwald, Tania E. Seibert e Elisete A. J. Luiz. ULBRA/ Canoas, 2007.
MUÑOZ, Vanessa C. Diseño e Implementación de Planificadores Instruccionales em Sistemas Tutoriales Inteligentes Mediante el Uso Combinado de Metodologias Borrosa y Multiagente. La Laguna: ULL, 2007. Dissertação (Doutorado em Informática), Departamento de Engenharia de Sistemas e Automação e Arquitetura e Tecnologia de Computadores, Universidad de La Laguna, 2007.
SCHWARTZMAN, José S. et al. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 2007. 324p.