Formação de Professores de Matemática e Circuito de Afetos: O desamparo como possibilidade para formações sem intenção de formar
Resumo
Neste ensaio apresentamos uma discussão a respeito da formação de professores de matemática, problematizando os afetos da esperança e do medo, e apontando o afeto do desamparo como possibilidade para práticas de formação (inicial e continuada) de professores de matemática. Para isso, tecemos algumas considerações sobre a problemática do circuito dos afetos, deslocando discussões do campo da ciência política para o da Educação Matemática, em especifico, para formação de professores. Inventamos, então, quatro possibilidades, intensidades, para nossas discussões que se instituem entre exclusão social, a arte, cinema, matemáticas. Nessa empreitada algumas demarcações para professores, escolas e educações matemáticas são produzidas na direção de movimentar o afeto do desamparo como uma possibilidade para formações sem intenção de formar.
Referências
CLARETO, S. M.; CARVALHO, F. S. T. pontolinha, linhaponto, linhalinha Matemática e Arte e Educação. Zetetiké (on line), v. 23, p. 279-299, 2015.
CORAÇÕES E MENTES. Direção: Peter Davis. Continental Home Video. 2002. DVD. 112 min.
CORRÊA, J. HE WAR. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação Unicamp, 2015.
D'AMBROSIO, U. & MARMÉ, M. Mathematics, Peace and Ethics. ZDM Mathematics Education, 30 (3), 1998, pp. 64–66.
PAIS, A. Economy: the absent centre of mathematics education. ZDM. V. 46 p. 1085-1093. 2014.
SAFATLE, V. O Circuito dos Afetos: Corpos Políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
STRUTCHENS, et al. The Mathematics Education of Prospective Secondary Teachers around the World. London: Springer, 2017.
THE FOGY OF WAR: Eleven lessons from the life of Robert S. McNamara. Direção: Errol Morris. 2003. 107 min.
VIOLA DOS SANTOS, J. R. Legitimidades possíveis para a Formação Matemática de Professores de Matemática (Ou: Assim falaram Zaratustras: uma tese para todos e para ninguém). 2012. 355 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.