Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras

  • Aparecida Santana de Souza Chiari Instituto de Matemática (INMA)/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Comunicação, Produção de Material Didático, Produção de conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o uso de tecnologias digitais em educação matemática. A partir de uma visão bastante ampla sobre o termo tecnologia, discuto o que entendo por “tecnologias digitais” e reflito sobre seu uso associado a três processos educativos: o da comunicação, o da produção de material didático e o da produção de conhecimento. A partir dessa reflexão, sugiro uma forma de uso que convida o aluno a desempenhar um papel ativo, integrando e relacionando esses três processos. Essa proposta permite apontar algumas direções e possibilidades para a pesquisa sobre tecnologias digitais e educação matemática no Brasil.

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
CHIARI, A. S. DE S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019.