A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social

Resumo

As políticas de ações afirmativas vêm aumentando o acesso ao ensino superior para jovens oriundos de classes populares. Desse modo, o objetivo do presente artigo é discutir os significados da universidade pública para esses jovens. Para isso, apresentaremos os dados obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Para a análise dos dados utilizamos como ferramenta o software IRAMUTEQ e o suporte teórico da Análise de Discurso trazida por Orlandi. Os relatos dos estudantes permitem compreender que a entrada deles na Universidade Pública está vinculada à negação das instituições privadas de ensino superior, que trazem em seu bojo impossibilidades a esses sujeitos, bem como à superação de contextos de empobrecimento através da possibilidade de emancipação e concretização de seus projetos de vida. Com isso, notamos a construção de trajetórias de superação pautadas na luta por reconhecimento e transformação social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Denise Silva Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva na Universidade Federal do Ceará (UFC), Câmpus de Sobral. E-mail: denisevasconcelos@ufc.br.

Luana Paiva da Silva, Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Bolsista no projeto de extensão Entre Muros: Extensão, Docência e Resistência e membra do Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades (LAEDDES). E-mail: llppaiva09@gmail.com.

Roniel Sousa Damasceno, Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Bolsista no projeto de extensão Psicanálise, Política e Educação e membro do Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades (LAEDDES). E-mail: ronielsousa1@gmail.com.

Bárbara Ellen Viana Sales, Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Bolsista no projeto de monitoria Um Estranho no Ninho e membra do Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades (LAEDDES). E-mail: bellen018@gmail.com.

Referências

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; SULIANO, Daniele Cirilo. Avaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 243, p. 282-298, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v96n243/2176-6681-rbeped-96-243-00282.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BOTTONI, Andrea; SARDANO, Edélcio de Jesus; COSTA FILHO, Galileu Bonifácio da. Uma breve história da universidade no brasil: de Dom João a Lula e os desafios atuais. In: COLOMBO, Sonia Simões. (Org.). Gestão Universitária e os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 19-42.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1983.

BRASIL. Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 de jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2020.

CATÃO, Maria de Fátima Martins. Projeto de vida em construção: na exclusão/inserção social. João Pessoa: UFPB/Editora universitária, 2001.

CORBUCCI, Paulo Roberto et al. (2009). Situação educacional dos jovens brasileiros. In: CASTRO, Jorge Abrahão. de; AQUINO, Luseni Maria Cordeiro de; ANDRADE, Carla Coelho de. (Orgs.). Juventude e políticas sociais no Brasil. Brasília: Ipea, 2009. p. 91-108.

DAMASCENO, Maria Nobre. Trajetórias da juventude: caminhos, encruzilhadas, sonhos e expectativas. In: DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo. (Org.). Trajetórias da Juventude. Fortaleza: Gráfica e Editora LCR, 2001. p. 09-24.

EVANGELISTA, Joelma Inês; MACIEL, Carina Elisabeth. Política de cotas na educação superior: lutas e desafios no combate à pobreza e desigualdade de estudantes negros. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 111-127, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/55654/33079. Acesso em: 30 abr. 2020.

FERNANDES, Dorgival Gonçalves. Ir-remediável campo de sonhos de futuro: representações sociais da escola entre jovens estudantes de escolas públicas no sertão nordestino. 2003. 298f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

HURTADO, Daniela Haertel. Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. 2012. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. 3ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 131-150, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a08.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NIEROTKA, Rosileia Lucia; TREVISOL, Joviles Vitório. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 22-32, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rk/v19n1/1414-4980-rk-19-01-00022.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

OLIVEIRA, Jane Souto de. Barreiras, transgressões e invenções de mercado: a inserção econômica de jovens pobres. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 12., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ABEP, 2000. p. 1-24. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/view/1025/989. Acesso em: 30 abr. 2020.

OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de; QUINTANEIRO. Tania. Karl Marx. In: QUINTANEIRO, Tania; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. (Org.). Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª. Ed. Minas Gerais: Editora UFMG, 2003. p. 27-65.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8ª. Ed. Campinas: Pontes, 2009.

PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. Revista Análise Social, Lisboa, v. 25, n. 105-106, p. 139-165, 1990. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4ª. Ed. São Paulo: Intermeios, 2015.

PATTO, Maria Helena de Souza. Estado, ciência e política na Primeira República: a desqualificação dos pobres. Estudos Avançados, São Paulo, v. 13, n. 35, p. 167-198, jan./abr. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v13n35/v13n35a17.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. Educação superior e inclusão social na América Latina: um estudo comparado entre Brasil e Argentina. In: PAULA, Maria de Fátima Costa de; LAMARRA, Norberto Fernández. (Orgs.). Reformas e democratização da educação superior no Brasil e na América Latina. Aparecida: Idéias & Letras, 2011. p. 53-96.

PIOTTO, Débora Cristina. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. Revista Vertentes, São João del-Rei, n. 33, p. 48-60, 2009. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/debora_piotto.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

PIOTTO, Débora Cristina. As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública. 2007. 361f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIOTTO, Débora Cristina. Universitários de camadas populares em cursos de alta seletividade: aspectos subjetivos. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 229-242, jul./dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v11n2/v11n2a08.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

PIOTTO, Débora Cristina; ALVES, Renata Oliveira. O ingresso de estudantes das camadas populares em uma universidade pública: desviando do ocaso quase por acaso. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 21, n. 2, p. 139-147, maio/ago. 2016. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2896/2284. Acesso em: 30 abr. 2020.

PRIORE, Mary Del; PINSKY, Carla Silvia Beozzo Bassanezi. História das mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

RÊGO, Ernny Coêlho; BENEVIDES, Marinina Gruska. A Assistência Estudantil e a redução das desigualdades sociais no contexto de fragilização das políticas sociais. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 151-163, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/55626/33086. Acesso em: 30 abr. 2020.

SANTOS, Laís Santana. A juventude de origem popular em busca do ensino superior público: entre sonhos, dificuldades e desigualdades. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 5, n. 11, p. 1-11, nov. 2009. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/753/406. Acesso em: 30 abr. 2020.

SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 10. ed. Petrópolis: Vozes Limitada, 2017.

SCHWARTZMAN, Simon. Perspectivas para a educação superior no Brasil. In: NEGRI, João Alberto de; ARAÚJO, Bruno César; BACELETTE, Ricardo. (Eds.). Desafios da nação: artigos de apoio. Brasília: Ipea, 2018. p. 333-353.

SILVA, Ivone Maria Mendes; LEME, Maria Isabel Silva. Projetos de vida e educação: narrativas de jovens das camadas populares sobre suas experiências. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 77-92, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686/33073. Acesso em: 30 abr. 2020.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

SOUZA, Jessé. (Não) Reconhecimento e subcidadania, ou o que é “ser gente”? Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 59, p. 51-73, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/n59/a03n59.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

TEIXEIRA, Elaine Juncken. Juventude pobre, participação e redes de sociabilidade na construção do projeto de vida. 2005. 139f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a03v11n32.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

ZAGO, Nadir; PAIXÃO, Lea Pinheiro; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Acesso e permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal. Educação em foco, Belo Horizonte, v. 19, n. 27, p. 145-169, jan./abr. 2016. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1334/953. Acesso em: 30 abr. 2020.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
Silva Vasconcelos, F. D., Paiva da Silva, L., Sousa Damasceno, R., & Viana Sales, B. E. (2021). A universidade pública para os jovens das classes populares: narrativas de superação e a luta por transformação social. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 288-311. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.10187
Seção
Artigos de demanda contínua