Reforma da educação com a Lei nº. 13.415/2017 e gestão do conhecimento: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento

Resumo

No final do século XX e início do século XXI, o mundo do trabalho passou por mudanças radicais. A reestruturação produtiva dos meios de produção marcado pela intensificação das tecnologias de informação e comunicação e globalização da economia ditou nova ordem na forma de produzir e viver na sociedade do conhecimento. O estudo aborda a Gestão do Conhecimento (GC) e sua relação com a educação e o conhecimento necessário à formação do sujeito do Ensino Médio após Lei nº. 13.415/2017 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9.394/1996) e ratifica a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM). Objetivou analisar a concepção de conhecimento defendida pela Gestão do Conhecimento presente no currículo do Ensino Médio, após Lei n. 13.415/2017. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica analítica exploratória, com abordagem qualitativa, tomando como base documentos norteadores da atual Reforma da Educação, que pressupõem uma formação tecnicista, utilitarista e flexível, para o protagonismo juvenil, construção do projeto de vida e preparação para o mundo do trabalho. O estudo justifica-se porque a temática tem gerado debates e reflexões em torno de um currículo em  processo de construção, contexto de disputas econômica, política e ideológica, sua efetivação deverá  acontecer até 2022 pelos sistemas escolares.  O tema não se esgota nesse estudo e sugere outras análises que possam vislumbrar a valorização de uma educação que atenda as demandas de uma sociedade de incertezas e contradições. 

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Biografia do Autor

Aldenisia Bento de Freitas Giovanni, UNICESUMAR - Maringá - Paraná

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas organizações (UNICESUMAR, 2020). Professora do Quadro Próprio do Magistério QPM (SEED-PR, 2020). E-mail: aldenisiagiovanni@seed.pr.gov.br.

Reginaldo Aliçandro Bordin , UNICESUMAR

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Pr. É professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor adjunto do Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), no mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Arthur Gualberto Bacellar da Cruz Urpia , UNICESUMAR

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE - IE/UFRJ). Professor do curso de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar (UniCesumar).

Referências

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Giovanni, A. B. de F., Aliçandro Bordin , R., & Gualberto Bacellar da Cruz Urpia , A. (2021). Reforma da educação com a Lei nº. 13.415/2017 e gestão do conhecimento: formando capital intelectual na sociedade do conhecimento. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 105-115. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10215
Seção
Artigos de demanda contínua