As redes sociais e sua utilização como ferramentas para as práticas de gestão do conhecimento: uma análise em escolas públicas do Paraná

  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Av. Guedner, 1610, 87.020-900, Maringá, Paraná, Brasil
  • Letícia Fleig Dal Forno Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Av. Guedner, 1610, 87.020-900, Maringá, Paraná, Brasil
  • Flávio Bortolozzi Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Av. Guedner, 1610, 87.020-900, Maringá, Paraná, Brasil
  • Ely Mitie Massuda Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Av. Guedner, 1610, 87.020-900, Maringá, Paraná, Brasil
  • Tatiana Carla Faccin
Palavras-chave: Redes Sociais. Gestão do Conhecimento. Escolas.

Resumo

A revolução tecnológica impôs mudanças no modo de acessar e compartilhar informações, colocando o conhecimento como fator fundamental para que as organizações obtenham sucesso. Entretanto, ordenam novas competências e habilidades para atuar nesse contexto, o que recai sob as escolas a função de desenvolver estas exigências. Destarte, uma maneira de inovar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem está na inserção das tecnologias de informação e comunicação, em especial, sobre o uso das redes sociais digitais que favorecem a geração de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar se as Redes oferecem como ferramentas de Gestão do Conhecimento para a criação, o compartilhamento e a disseminação do conhecimento entre alunos e professores.

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
Urpia, A. G. B. da C., Dal Forno, L. F., Bortolozzi, F., Massuda, E. M., & Faccin, T. C. (2019). As redes sociais e sua utilização como ferramentas para as práticas de gestão do conhecimento: uma análise em escolas públicas do Paraná. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 139-163. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8070
Seção
Artigos de demanda contínua