A proliferação da cultura do desempenho na escola atual: a gestão de si na nova governamentalidade

Resumo

O presente ensaio aborda o tema cultura do empresário de si. É resultado de elaborações teóricas e práticas desenvolvidas junto à disciplina de Currículo e Escola por mim ministrada em cursos de licenciaturas de uma Universidade do estado de São Paulo. Justificada por um conjunto de princípios provenientes do mercado neoliberal, essa cultura transfere os dispositivos empresariais - tais como a produtividade, a competitividade e o desempenho - para o âmbito pedagógico, subordinando os professores e estudantes a uma nova governamentalidade. Assim, temos como objetivo geral colocar em discussão o papel desempenhado pela racionalidade pedagógica empreendedora no direcionamento das formas de governo de si. Partimos dos seguintes questionamentos: por qual motivo inserir a cultura do empresário de si nas escolas? Essa cultura é suficiente para dirimir as desigualdades sociais conforme sugerido por seus defensores? O que temos feito de nós mesmos sob as formas de controle da vida? Partimos do pressuposto de que a cultura do empresário de si traduz-se naquilo que Foucault chamou de governamentalidade. Assim, a crítica foucaultiana à sociedade neoliberal emerge como um referencial teórico capaz de desenvolver em bases diferentes as concepções neoliberais as quais se inserem a Educação na atualidade.

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Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista/UNESP. Professor da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação/FACLEPP/UNOESTE. Atua nas licenciaturas presenciais e na Educação a Distância. Contato: ademirmanfre@yahoo.com.br

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Manfré, A. H. (2021). A proliferação da cultura do desempenho na escola atual: a gestão de si na nova governamentalidade. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 87-104. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10665
Seção
Artigos de demanda contínua