A representação do corpo gordo o desenho de moda: uma análise na perspectiva de uma pedagogia crítica

Resumo

Este estudo aborda sobre a representação do corpo gordo no desenho de moda e tem como propósito gerar uma reflexão crítica sobre as formas como esse corpo é representado no ambiente acadêmico, enquanto espaço transmissor e construtor de sentido. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, desenvolveu-se uma pesquisa teórica e bibliográfica sobre o corpo, a representação, o desenho de moda, o corpo gordo e a pedagogia crítica. A pesquisa documental foi o método utilizado para a coleta de dados, os quais foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os dados foram gerados a partir da análise de duas apostilas impressas, uma que aborda sobre o desenho da figura humana e outra que aborda sobre o desenho estilizado de moda, de um curso superior em design de moda da região sul de Santa Catarina. Os resultados que emergiram da análise indicam que há uma estreita relação entre a forma como o corpo é representado no desenho de moda e o padrão estético vigente na cultura. Nesse processo, a representação de um corpo gordo nos ambientes acadêmicos é de suma importância para tentar desconstruir sua estigmatização na cultura social, e incluí-lo como um corpo de fato. É através de uma reflexão crítica que novos conhecimentos podem e devem ser difundidos e debatidos, a fim de questionar e conscientizar sobre os valores e imperativos criados e sustentados pelas práticas socioculturais que precisam ser transformadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Moreira de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Araranguá - SC

Técnica em Vestuário pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Araranguá. Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFSC, Araranguá, SC, Brasil.

Lucimar Antunes de Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Araranguá - SC

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Docente do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Araranguá, SC, Brasil.

Referências

AIRES, Aliana. De gorda a plus size: a moda do tamanho grande. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio; TADEU, Tomaz (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 49-69.

CARVALHAL, André. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. 1. ed. São Paulo: Paralela, 2016.

CORPO. In: Dicionário Aulete Digital. [S.l.]: Lexikon, 2021. Disponível em: https://www.aulete.com.br/corpo. Acesso em 15 de dez. de 2021.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

GARDIN, Carlos. O corpo mídia: modos e moda. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia (org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008, p. 75-83.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GIROUX; Henry Armand. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 129-154.

GOLDENBERG, Mirian. Apresentação. In: GOLDENBERG, Mirian (org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 07-17.

GOLDENBERG, Mirian. Prefácio à segunda edição: o corpo como capital. In: GOLDENBERG; Mirian (Org.). O corpo como capital: estudos sobre gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010, p. 09-16.

GOLDENBERG, Mirian; RAMOS, Marcelo Silva. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, Mirian (org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 19-40.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HOPKINS, John. Desenho de moda. Porto Alegre: Bookman, 2011. Tradução de: Mariana Bandarra.

HUFF, Luana de Araújo. O discurso das orientações didático-pedagógicas em livros didáticos de língua portuguesa: em torno da prática de análise linguística. 2017. 189 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

KATZ, Helena. Por uma teoria crítica do corpo. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia (org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008, p. 69-74.

KATZ, Helena. Para ser contemporâneo da biopolítica: corpo, moda, trevas e luz. In: MESQUITA, Cristiane; CASTILHO, Kathia (org.). Corpo, moda e ética: pistas para uma reflexão de valores. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015, p. 17-26.

KATZ, Helena; GREINER, Christine. Por uma teoria da corpomídia. In: GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006.

SALTZMAN, Andrea. A metáfora da pele no processo projetual da vestimenta. In: PIRES, Beatriz Ferreira; VICENTINI, Cláudia Garcia; AVELAR, Suzana (org.). Moda, vestimenta, corpo. Tradução de: Francis Firmo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015, p. 83-94.

SANTOMÉ, Furjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 155-172.

SAPOZNIK, Alessandra et al. Muitos babados e poucos laços. In: MESQUITA, Cristiane; CASTILHO, Kathia (org.). Corpo, moda e ética: pistas para uma reflexão de valores. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015, p. 43-50.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Publicado
2022-05-27
Como Citar
Souza, S. M. de, & Araújo, L. A. de. (2022). A representação do corpo gordo o desenho de moda: uma análise na perspectiva de uma pedagogia crítica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 406-426. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15344