Promovendo a aprendizagem profissional do docente através de uma comunidade de prática reflexiva em Moçambique

Resumo

O ensino superior em Moçambique enfrenta vários desafios, entre os quais a massificação que resulta em mudanças nas aspirações, estilos de aprendizagem e caraterísticas demográficas da população estudantil. Consequentemente, a nós, docentes, recai dupla pressão. Por um lado, vemos o nosso papel se estender para além da lecionação e investigação. Por outro lado, temos que melhorar a nossa competência profissional. Para tal visualizamos a reflexão como o processo indicado. A reflexão apresenta-se como o elemento essencial do desenvolvimento profissional porque possibilita que o docente, partindo de suas experiências, construa novo conhecimento e transforme as perspectivas pessoais. Estes pressupostos possibilitaram-nos conceber a presente investigação-ação. Materializando a epistemologia relacional, formamos uma comunidade de aprendizagem para refletirmos sobre nossa prática. Adotamos um estudo misto, combinando questionário e gravação de dados das reflexões. Por meio do questionário, recolhemos feedback de nossos estudantes sobre o nosso desempenho. Estes dados serviram de base para o nosso primeiro momento de reflexão sobre o nosso desempenho e iluminaram a concepção de planos de ação individuais para superar fragilidades identificadas. Após a ação de melhoria, tivemos outro momento de reflexão para partilha de progressos individuais. Fizemos a gravação de voz de todos os momentos de reflexão, que constituíram, em si, ocasiões para recolha de dados qualitativos. Os resultados mostram que a nossa comunidade de prática proporcionou espaço para melhorias no uso de material didático e na comunicação e serviu de oportunidade para partilharmos e nos tornarmos conscientes do que fazemos na nossa prática de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Jaime dos Santos Fringe, Universidade Eduardo Mondlane - Maputo, Moçambique

Doutor em Educação, pela Universidade de Pretoria, docente na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Director Executivo no Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade no Ensino Superior. E-mail: jorge.fringe@gmail.com

Bento Saloio Mazuze, Universidade Eduardo Mondlane - Maputo, Moçambique

Doutorando no curso Psicologia Clinica e Cultura (Universidade de Brasília) e docente no Departamento de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane. E-mail: loymz@yahoo.com.br

Milton Mucuanga, Universidade Eduardo Mondlane - Maputo, Moçambique

Graduado em Psicologia das Organizações pela Universidade Eduardo Mondlane, docente da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. E-mail: milmucuanga@gmail.com

Luís Muengua, Universidade Eduardo Mondlane - Maputo, Moçambique

Doutorando no programa de Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e docente na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). E-mail: luismuiengua@gmail.com

Referências

AFRICA DO SUL. MINISTRY OF EDUCATION. Gazetted the norms and standards for educators, Pretoria, 2000. Disponível em:

http://www.info.gov.za/speeches/2000/000229249p1003.htm Acesso em: 09 Nov. 2007.

BABBIE, Earl; MOUTON, Johann. The practice of social research. Cape Town: Oxford University Press, 2001.

BARNETT, Ronald. Improving higher education: total quality care. Buckingham: Society for Research into Higher Education & Open University Press, 1992.

BISHOP, Russel. Freeing ourselves from neocolonial domination in research: A Kaupapa Maori approach to creating research. In: DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. (Org). The sage handbook of qualitative research. 3rd ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2005, p. 191-215.

BOEKAERTS, Monique. Bringing about change in the classroom: Strengths and weaknesses of the self-regulated learning approach. Learning and Instruction, Amsterdam, v. 12, p. 589-604, 2002.

BOUD, David; KEOGH, Rosemary; WALKER, David. Reflection: Turning experience into learning. London: Kogan Page, 1985.

BROWN, John Seely; DUGUID, Paul. Organisational learning and communities-of-practice: Toward a unified view of working, learning, and innovation. Organisation Science, Catonsville, v. 2, n. 1, p. 40-57, 1991.

CONNOLLY, Brid. Adult learning in groups. New York: Open University Press, 2008.

CONWAY, Paul Finbarr. Anticipatory reflection while learning to teach: From a temporally truncated to a temporally distributed model of reflection in teacher education. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 17, n. 2, p. 89-106, 2001.

COSTA, Antónia Flávia Moraes; SANTOS, Rayane Pedrosa. A prática pedagógica numa perspetiva reflexiva. XI Congresso Nacional de Educação. Anais... Curitiba, 2013. p. 15211. Anais eletrónicos. Disponível em

https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8284_5837.pdf Acesso em: 25 Nov. 2020.

DEWEY, John. How we think. London: D.C. Heath & Company, 1910.

EVANS, Linda. What is Teacher Development? Oxford Review of Education, Abingdon, v. 28, n. 1, p.123-137, 2002.

FOSNOT, Catherine Twomey. Constructivism: A psychological theory of learning. In FOSNOT, Catherine Twomey. (Org). Constructivism: Theory, perspectives and practice. New York: Teachers College press, 1996, p. 8-33.

HALEN-FABER, Christine van. Encouraging critical reflection in preservice teacher education: A narrative of a personal learning journey. New Directions for Adult and Continuing Education, New Jersey, v. 74, n. 1, p. 51–60, 1997.

HAN, Bunyamin; TOSTEN, Rasim. (2016). In-class teacher-student communication according to high school students’ perceptions. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences, Nicosia, n. 11, p. 190- 198, 2016.

HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael. Mentoring in the new millennium. Theory into Practice, Abingdon, v. 39, n. 1, p. 50-56, 2000.

HARRISON, Jennifer; LAWSON, Tony; WORTLEY, Angela. Facilitating the professional learning of new teachers through critical reflection on practice during mentoring meetings. European Journal of Teacher Education, Abingdon, v. 28, n. 3, p. 267-292, 2005.

EKPO, Koko; AKPAN, Okon Edem; ESSIEN, Essien Ekpenyong; IMO-OBOT, Martin. Classroom climate and students’ academic achievement in social studies in cross-river, Nigeria. African Research Review, Bahir Dar, v. 3, n. 4, p. 413-428, 2009.

KOLB, David Allen. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984.

LAVE, Jean; WENGER, Etiene. Situated learning: Legitimal peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

MALEK, Norazmah Suhailah Abdul; IBRAHIM, Noor Aaireen; ADNAN, Wan Nur Asyura Wan; RAHIM, Ramona Abd. Communication barriers between students and lecturers. LSP International Journal, Kuala Lumpur, v. 3, n. 2, p. 63-75, 2016.

MANDLATE, Ernesto Vasco. The staff development program at the Eduardo Mondlane University. Estudo de caso preparado para uma conferência intitulada “improving tertiary education in Sub-Saharian Africa: Things That Work”. Accra, September 23-25, 2003.

MARAIS, Petro. We can’t believe what we see: overcrowded classrooms through the eyes of student teachers. South African Journal of Education, Pretoria, v. 36, n. 2, p. 1-10, 2016.

MÁRIO, Mouzinho; FRY, Peter; LEVEY, Lisbeth; CHILUNDO, Arlindo. Higher education in Mozambique: A case study. Maputo: Imprensa Universitária, 2003.

MCKERNAN, James. Curriculum and imagination: process theory, pedagogy and action research. London: Routledge, 2008.

MCNIFF, Jean. Action research: Principles and practice. Hong Kong: MacMillan Education, 1988.

MCNIFF, Jean; WHITEHEAD, Jack. All you need to know about action research. London: SAGE Publications, 2006.

MEZIROW, Jack. How critical reflection triggers transformative learning. In: MEZIROW, Jack. (Org). Fostering critical reflection in adulthood: A guide to transformative and emancipatory learning. California: Jossey-Bass, 1990, p.1-19.

MEZIROW, Jack. Transformative learning: Theory into practice. New Directions for Adult and Continuing Education, New Jersey, v. 74, p. 5-12, 1997.

MOÇAMBIQUE. Ministério de Educação e Cultura. Plano estratégico da educação e cultura 2006-2010/11. Maputo, 2006. Disponível em

http://planipolis.iiep.unesco.org/sites/planipolis/files/ressources/mozambique_peec_por.pdf Acesso em: 12 fev. 2020.

MOÇAMBIQUE. Direcção de Coordenação do Ensino Superior. Plano operacional para implementação da segunda fase do Plano Estratégico para o Ensino Superior 2006-2010 em Moçambique. Maputo, 2006.

MOÇAMBIQUE. Resolução no 29/2009 de 21 de Maio. Aprova a Estratégia de formação de professores para o ensino superior. Maputo: Conselho de Ministros, Boletim da República, I série – Número 20, p. 3-7.

NICHOLS, Gill. Professional development, teaching, and lifelong learning: the implications for higher education. International Journal of Lifelong Education, Abingdon, v. 19, n. 4, p. 370-377, 2000.

PRYJMA, Marielda Ferreira; OLIVEIRA, Oseias Santos. O desenvolvimento profissional dos professores da educação superior: reflexões sobre a aprendizagem para a docência. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n.136, p. 841-857, 2016.

HOGAN, Tracy; RABINOWITZ, Mitchell; CRAVEN, John. Representation in teaching: Inferences from research of expert and novice teachers. Educational Psychologist, Abingdon, v. 38, n. 4, p. 235-247, 2003.

SCHÖN, Donald Alan. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, New York, v. 15, p.4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Massachusetts, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987.

TAYLOR, Maurice; ABASI, Ali; PINSENT-JOHNSON, Christine; EVANS, Karen. Collaborative learning in communities of literacy practice. Adult Basic Education and Literacy Journal, Syracuse, v. 1, n. 1, p. 4-11, 2007.

VAN BOXTEL, Carla; VAN DER LINDEN, Jos; KANSELAAR, Gellof. Collaborative learning tasks and the elaboration of conceptual knowledge. Learning and Instruction, Amsterdam, v. 10, p. 311–330, 2000.

WINTER, Richard. Some principles and procedures for the conduct of action research. In: Zuber-Skerritt, Ortun. (Org). New directions in action research. London: Falmer Press, 1996, p. 13-27.

ZIMMERMAN, Barry. Self-regulated learning and academic achievement: An overview. Educational Psychologist, Abingdon, v. 25, n. 1, p. 3- 17, 1990.

Publicado
2021-01-05
Como Citar
dos Santos Fringe, J. J., Saloio Mazuze, B., Mucuanga, M., & Muengua, L. (2021). Promovendo a aprendizagem profissional do docente através de uma comunidade de prática reflexiva em Moçambique. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 6-24. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.11131
Seção
Artigos de demanda contínua