Estágio curricular supervisionado: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo – Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias
Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que busca compreender as perspectivas de estudantes matriculados nos Estágios Curriculares Supervisionados I e II, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música na UFT, Campus de Arraias, sobre as experiências no estágio, considerado como expressão da indissociabilidade da relação teoria e prática, a partir de uma concepção de Educação do Campo crítica e contra hegemônica. Pautando-nos na matriz teórica do Materialismo Histórico-dialético, discutimos a trajetória do estágio, suas aproximações ou lacunas entre formação e atuação como componente da historicidade do curso analisado. Os resultados mostram que o estágio possibilita aos/às estudantes, subsídios e elementos teórico-práticos relacionados à prática curricular, evidenciando a complexidade do trabalho docente no estágio, mas ainda se encontra distanciado do entendimento mediante o que vem a ser a indissociabilidade entre teoria e prática, o que permite a manutenção de uma concepção dicotômica de estágio. Os resultados da pesquisa nos permitem recomendar que o Estágio Curricular Supervisionado (ES) promove a conscientização do que seja uma educação crítica numa perspectiva de qualidade social, mas ainda se faz necessário avançar na construção de um discurso e ideário pedagógico literalmente articulado à concepção de educação libertadora. O Estágio também evidenciou a necessidade de intensificar a ênfase aos aspectos constitutivos de uma concepção de Educação do Campo, a partir de uma lógica revolucionária, contra hegemônica, em respeito à luta e militâncias dos movimentos sociais.
Downloads
Referências
AIRES, Berenice Feitosa da Costa; COSTA, Samara Queiroga et.al. (Orgs.). Manual de estágios. Palmas: Fundação Universidade Federal do Tocantins, 2016.
ANJOS, Eliane Rodrigues dos; BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas; PORTO, Klayton Santana. Estágio supervisionado ciências da natureza na educação do campo: relato de experiência da escola municipal rui barbosa, comunidade do segredo-BA. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista –Bahia –Brasil, v. 6, n. 6, p 973-988, 2017.
BARRA, Valdeniza Maria Lopes da. Formação e atuação do pedagogo a partir da lei n. 9.394/96: questões velhas e novas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 911-929 abr./jun. 2020.
BEZERRA, Maria Cristina dos Santos; LIMA, Elianeide Nascimento. A Prática de Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da Terra da UFSCAR: Lições, Aprendizados e Desafios. In: BEZERRA NETO, Luís; BEZERRA Maria Cristina dos Santos e NETO José Leite. Na Luta pela Terra, a conquista do conhecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.177p.
BRASIL, MEC. Lei nº 11.788/2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília-DF, 2008.
BRASIL, UFT. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Arraias-TO, UFT, 2013.
BRASIL, CNE/CEB. Lei nº 35/2003. Dispõe sobre as normas para a organização e realização de estágio de alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2003.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Brasília: MEC/CNE, 2015.
BRASIL. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) nº 20/2012. Dispõe sobre as normas para os estágios curriculares não obrigatórios realizados por estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal do Tocantins. Palmas: UFT, 2012
BRASIL, UFT. Regulamento para Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: códigos e Linguagens com Habilitação em Artes Visuais e Música, Arraias-TO, 2016.
GOMES, Carlos Alberto Faísca Fernandes. Perspectivas para uma educação musical no âmbito curricular das artes na educação básica: um estudo exploratório tendo por base a realidade Tocantinense. RBEC, V.5, E6760, 10.20873/UFT. RBEC/6780, 2020.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis. 2007, vol.10, pp.37-45.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira Magalhães; MOURA, Sílvia Adriane Tavares de. Educação do Campo e Formação de Educadores na Perspectiva do Ensino Desenvolvimental: Por uma Educação Crítica e Emancipatória aos Povos do Campo. Obutchénie: revista de didática e psicologia pedagógica/ Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Desenvolvimento Profissional Docente. -Vol.5, n. 2 (mai./ago. 2020 - Prelo).
MOLINA, Mônica Castagna: SÁ, Laís Mourão: Licenciatura em Educação do Campo. In: Dicionário de Educação do Campo. (Orgs.); CALDART, Roseli Salete et al. Rio de Janeiro São Paulo 2013, p. 469 e 470.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e Docência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 7ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
SILVA, Claudionor Renato da. Estágio: epistemologias e conversas de sala de aula/orientação. Editora Espaço Acadêmico- Goiânia-Goiás, 2020, 220 p.
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.