Estágio curricular supervisionado: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo – Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que busca compreender as perspectivas de estudantes matriculados nos Estágios Curriculares Supervisionados I e II, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música na UFT, Campus de Arraias, sobre as experiências no estágio, considerado como expressão da indissociabilidade da relação teoria e prática, a partir de uma concepção de Educação do Campo crítica e contra hegemônica. Pautando-nos na matriz teórica do Materialismo Histórico-dialético, discutimos a trajetória do estágio, suas aproximações ou lacunas entre formação e atuação como componente da historicidade do curso analisado. Os resultados mostram que o estágio possibilita aos/às estudantes, subsídios e elementos teórico-práticos relacionados à prática curricular, evidenciando a complexidade do trabalho docente no estágio, mas ainda se encontra distanciado do entendimento mediante o que vem a ser a indissociabilidade entre teoria e prática, o que permite a manutenção de uma concepção dicotômica de estágio. Os resultados da pesquisa nos permitem recomendar que o Estágio Curricular Supervisionado (ES) promove a conscientização do que seja uma educação crítica numa perspectiva de qualidade social, mas ainda se faz necessário avançar na construção de um discurso e ideário pedagógico literalmente articulado à concepção de educação libertadora. O Estágio também evidenciou a necessidade de intensificar a ênfase aos aspectos constitutivos de uma concepção de Educação do Campo, a partir de uma lógica revolucionária, contra hegemônica, em respeito à luta e militâncias dos movimentos sociais.

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Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FE-UFG). E-mail: solufg@hotmail.com.

Sílvia Adriane Tavares de Moura, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Pedagoga. Professora no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música (UFT) Brasil. E-mail: silviaadriane@uft.edu.br.

 

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Martins Oliveira Magalhães, S., & Tavares de Moura, S. A. (2021). Estágio curricular supervisionado: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação do Campo – Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 123-138. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.11828