O planejamento pedagógico como espaço de escuta, compartilhamento de saberes e trocas de experiências
Resumo
O artigo tem como justificativa a necessidade de refletir sobre as práticas pedagógicas, a partir dos encontros de planejamento como elemento de promover mudanças, pensar estratégias, consolidar práticas e refletir coletivamente sobre a educação pública. Como questões norteadoras do estudo, temos: refletir sobre o processo de planejamento a luz de teóricos e refletir sobre o planejamento como instrumento norteador de práticas pedagógicas. No caminho metodológico utilizamos o estudo de caso, com uso das técnicas de revisão de literatura, pesquisa documental, observação e entrevista semiestruturada, para análise dos dados seguimos os passos indicados por Yin (2016), no tocante à sistematização dos dados, composição, decomposição, interpretação e análises. Como resultados, temos que os sujeitos da pesquisa apontam três problemáticas para as melhorias na escola com um todo: a participação família-escola; condições materiais e de infraestrutura e o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
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