O planejamento pedagógico como espaço de escuta, compartilhamento de saberes e trocas de experiências

Resumo

O artigo tem como justificativa a necessidade de refletir sobre as práticas pedagógicas, a partir dos encontros de planejamento como elemento de promover mudanças, pensar estratégias, consolidar práticas e refletir coletivamente sobre a educação pública. Como questões norteadoras do estudo, temos: refletir sobre o processo de planejamento a luz de teóricos e refletir sobre o planejamento como instrumento norteador de práticas pedagógicas. No caminho metodológico utilizamos o estudo de caso, com uso das técnicas de revisão de literatura, pesquisa documental, observação e entrevista semiestruturada, para análise dos dados seguimos os passos indicados por Yin (2016), no tocante à sistematização dos dados, composição, decomposição, interpretação e análises. Como resultados, temos que os sujeitos da pesquisa apontam três problemáticas para as melhorias na escola com um todo: a participação família-escola; condições materiais e de infraestrutura e o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercules Laurentino Diniz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Larissa Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Assistente social da rede municipal de educação de João Pessoa-PB. Mestra em Educação pela UFPB. Doutoranda em Educação pela UFPB.

Edineide Jezine Mesquita de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas. (UFAM).

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado e Mestrado pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada de Psicologia da Educação do Centro de Educação da UFPB e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. 

Referências

BELTRAME, Mauria Bontorin; MOURA, Graziella Ribeiro Soares. Edificações escolares: Infra-estrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Travessias, v.3 n.2, 2009. Disponível em http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3378 Acesso em 20: fev 2020.

DE LIMA, Andréia Lobo Moreira. A importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem. Revista Internacional de apoyo a la inclusion, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v.6. n.1, p. 49-61, 2020. Disponível em https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/5198/4583 Acesso em: 18 fev 2020.

FERNANDES, Antonio Teixeira. Sociedade, família e escola. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v.17, p. 253-265, 2017. Disponível em https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2352/2153 Acesso em: 18 fev 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAN, José Manoel. Ensino e Aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos Tarcísio; MORAN, José Manoel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, Jaciel Guilherme da; LIMA, Conceição Maria Dias de; ALMEIDA, Cláudia Cristina Rêgo. Arquitetura e escola: uma abordagem do espaço físico educacional colaborador dos processos de ensino. Diversitas Journal, v. 5, n.1, p. 615-629, 2020. Disponível em https://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal/article/view/1026 Acesso em: 20 fev. 2020.

Publicado
2021-01-05
Como Citar
Laurentino Diniz, E., Cavalcanti de Albuquerque, L., Jezine Mesquita de Araújo, E., & de Almeida Baptista, M. das G. (2021). O planejamento pedagógico como espaço de escuta, compartilhamento de saberes e trocas de experiências. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 72-86. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.11876
Seção
Artigos de fluxo contínuo