Narrativa (auto) biográfica de experiência como gestora ingressante em escola pública do estado de São Paulo

Resumo

O presente artigo visa relatar minha experiência como gestora ingressante na rede pública do Estado de São Paulo em uma escola de ensino Fundamental e Médio no município de Presidente Prudente, desde o ano de 2018 até o presente momento. Objetivou-se, a partir da narrativa autobiográfica, contribuir nas investigações sobre a transição do “ser professor” para o “ser gestor” no processo de construção da identidade profissional na nova carreira, os desafios e possibilidades na atuação dos diretores escolares ingressantes. Utilizou-se da pesquisa narrativa como metodologia de investigação, a partir da abordagem dos estudos autobiográficos e suas contribuições para pesquisas em Educação. A (in) conclusão nas considerações finais justifica-se devido a narrativa revelar um “eu em construção”, é um processo de reconstrução de identidade. No entanto, pelos estudos até aqui realizados, fica evidente a necessidade de maiores investimentos e atenção aos ingressantes na carreira de gestor escolar, especialmente nos aspectos formativos e receptivos.

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Biografia do Autor

Juliane de Sousa Muraro, Universidade Estadual Paulista-FCT-Campus Presidente Prudente

Mestra em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). E-mail: juliane.muraro@unesp.br.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Muraro, J. de S. (2021). Narrativa (auto) biográfica de experiência como gestora ingressante em escola pública do estado de São Paulo. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 411-422. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12472
Seção
Artigos de demanda contínua