Teoria figuracional e a teoria das representações sociais: aproximações e diálogos com Nobert Elias e Serge Moscovici

Resumo

O presente texto apoia-se na tarefa de estabelecer possíveis aproximações entre a Teoria Figuracional de Nobert Elias e a Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici. Para tanto, o ensaio se organiza por meio das seguintes seções: (i) identificação de fragmentos da biografia de ambos os teóricos que possam evidenciar aproximações historiográficas e epistemológicas, e podem ter influenciado em suas opções políticas, teóricas, bem como seus temas de pesquisa; e (ii) análise sobre os conceitos de ancoragem e de objetivação de Moscovici, e os conceitos de figuração, interdependência e equilíbrio de tensões de Elias, buscando explorar suas prováveis conexões. Entre os temas que se destacam na leitura das principais obras elisianas e moscovicianas, estão a produção de conhecimentos, nomeações, imagens, comportamentos e emoções. Partindo dos pressupostos teóricos moscovicianos de ancoragem e de objetivação, formuladas no livro “A Representação Social da Psicanálise”, identificamos possíveis conexões entre os conceitos de fantasia coletiva e função objetivadora, utilizadas por Elias e Scotson na obra “Os estabelecidos e os Outsiders”.

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Biografia do Autor

Cleberson de Deus Silva, niversidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: cleberson1612@yahoo.com.br

Edson Pantaleão Alves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente no Centro de Educação da UFES.

Lucas Souza Leite, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado
2021-06-30
Como Citar
de Deus Silva, C., Pantaleão Alves, E., & Souza Leite, L. (2021). Teoria figuracional e a teoria das representações sociais: aproximações e diálogos com Nobert Elias e Serge Moscovici. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 38-55. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12661