O trabalho docente frente ao desenvolvimento cognitivo e socioafetivo discente

Resumo

Este ensaio se propõe a tecer reflexões sobre o trabalho docente, com base em teóricos fundamentais no debate acerca das dimensões da profissionalidade docente, com ênfase na cognitiva e socioafetiva. A primeira se refere à construção dos diversos conhecimentos desenvolvidos com base nos conteúdos curriculares propostos; e a segunda refere-se à identificação dos aspectos socioafetivos que interferem nos relacionamentos discentes e na aprendizagem. Respaldado nessa diferenciação, analisa-se o trabalho desenvolvido pelo professor na escola, acentuando-se o caráter interdisciplinar de cada função enquanto aspectos complementares do trabalho docente, além de delinear os desafios e complexidades do fazer pedagógico do professor frente à pandemia da Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

[1]Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madri. Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP.

Jonas Alves da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Referências

ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Metodologias ativas, ensino híbrido e os artefatos digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292, jan. 2021.

ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. 15ª edição. Petrópolis: Vozes, 2013.

DAMASIO, Antonio R. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ESTEVE, José M. Mudanças Sociais e Função Docente. In: NÓVOA, Antonio. (org.). Profissão Professor, 2ª ed, Porto, Porto Edt, 1999.

FERREIRA, Fernando Idílio. Identidades dos Professores perspectivas teóricas e metodológicas. In: ESTRELA, Albano; CANÁRIO, Rui; FERREIRA Júlia. Formação, saberes profissionais e situações de trabalho. Lisboa: VI Colóquio Nacional da AIPELF/AFIRSE, vol. 1, Universidade de Lisboa, 1996, p. 309-328.

GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a arte de educar nossos filhos. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

GATTI, Bernardete Angelina. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

LAHIRE, Bernard. O homem plural: os determinates da ação. Petrópolis: Vozes, 2002.

MARCHESI, Alvaro. O Bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARCONDES, Maria Ines; LEITE, Vania Finholdt Angelo. Formação de Professores e Trabalho Docente no Brasil: contexto, questões e desafios na atualidade. In FLORES, Maria Assunção (Org). Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributos internacionais. Coimbra: Almedina, 2014, p. 153-169.

MELUCCI, Alberto. O jogo do Eu: a mudanda de si numa sociedade global. Porto Alegre: Editora Unisinos, 2004.

MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade: sentidos e (im)possibilidades. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas Educacionais. Rio de Janeiro, v. 19,n.73, p 793-812, out/dez/2011.

NASCIMENTO, Erica P.; SILVA, Rita de Cássia de O. Luz, câmera, (desumaniz)ação: entre o pedagógico e a manutenção da vida, o que é ser professor/a em tempos de pandemia?. In: Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, vol. 6 - N. Especial II, jun-out. 2020, p. 75-93.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In NOVOA, A. (ORG). Vida de Professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 11-30.

PIAGET, Jean. O Nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

SASTRE, Genoveva e MORENO, Montserrat. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo, Moderna, 2002.

SAVATER, Fernando. O Valor de Educar. Lisboa: Publicações Don Quixote, 2006.

SILVA, Maria de Lourdes Ramos. Os desafios das contradições socioafetivas na educação escolar e suas influências na formação da cidadania. In: SILVA JR, Jonas; SILVA, Maria de Lourdes Ramos. (ORGS) Formação docente, cidadania e direitos humanos. Curitiba, CRV, 2020.

SILVA, Maria de Lourdes Ramos. Aspectos Sócioafetivos que interferem na construção da identidade do professor. In: SILVA, Elisabeth Ramos; UYENO, Elzira Yoko; ABUD, Maria José. Cognição, afetividade e linguagem. Taubaté, 2007.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho do magistério. Revista Educação e Sociedade, ano XXI, n. 73, Dezembro, 2000, p 209-244.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Ramos da Silva, M. de L., & Alves da Silva Junior, J. (2022). O trabalho docente frente ao desenvolvimento cognitivo e socioafetivo discente . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 214-229. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.12734
Seção
Artigos de demanda contínua