Percepção dos professores sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19, na Vila de Carapajó/Cametá, Pará

Resumo

Com a pandemia da COVID-19 espalhada pelo mundo, medidas de contenção foram impostadas pelas autoridades governamentais, que fizeram com que uma nova situação fosse colocada diante da realidade escolar. Professores e alunos ficaram cada vez mais distantes fisicamente e conectados por meio de um único recurso possível, a tecnologia. Este trabalho apresenta como tema o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e tem como objetivo compreender a percepção dos professores sobre o ERE, tendo como abordagem um pesquisa exploratória que teve como procedimentos a coleta de dados acerca das opiniões dos professores de uma escola pública localizada no interior do estado do Pará, sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia. Foram aplicados questionários e realizado entrevistas a 23 professores. Durante o estudo foi observado que a maioria dos professores permaneceram ministrando aulas de maneira remota e disponibilizando materiais para seus alunos. Contudo, observou-se que não foi ofertado curso de capacitação para a utilização de recursos tecnológicos aos professores. Identificamos também limitações de acesso à internet e aos equipamentos eletrônicos por parte de alguns alunos. Por essas razões, a maioria (65,2%) dos professores relataram que o ERE tem caráter intermediário, colocando-o como mais um desafio em sua formação continuada nas escolas públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Lays do Carmo Cavalcante Trindade, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Especialista em Informática Educativa pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). E-mail: laiscavalcante47@gmail.com.

Lorena Fonseca do Carmo, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Especialista em Informática Educativa pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). E-mail: lorenacarmo64@gmail.com

Bruno Andrade da Silva, Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus de Cametá

Mestre em Informática Aplicada pela da Universidade de Fortaleza (Unifor-CE). É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus de Cametá. E-mail: bruno.andrade@ifpa.edu.br.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Cavalcante Trindade, L. do C., Fonseca do Carmo, L., & Andrade da Silva, B. (2021). Percepção dos professores sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19, na Vila de Carapajó/Cametá, Pará. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 385-395. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.13146
Seção
Artigos de demanda contínua