A educação do campo e a escola do campo: ocupação, lutas e conquistas no Assentamento Pana, Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo valemo-nos de atividades realizadas em dois projetos: no Projeto de extensão: “Do tempo de lona à conquista da escola: constituição e organização da memória social de assentamentos rurais e da Educação do Campo no Mato Grosso do Sul” e no Projeto de Pesquisa “Educação do Campo em Mato Grosso do Sul: escolas do/no campo construindo identidade”. Para tanto, foram realizadas entrevistas com pessoas que participaram da ocupação de terras, viveram nos assentamentos e acampamentos, participaram da luta, resistiram aos conflitos e obtiveram conquistas. Para as entrevistas, os quatro participantes eleitos foram selecionados por terem participação na ação de ocupação, de resistência e posse da terra na região de Nova Alvorada do Sul, dando origem ao Projeto de Assentamento Nova Alvorada do Sul – PANA – lócus da pesquisa. As análises ancoram-se em uma perspectiva dialética pautada no método do Materialismo Histórico-Dialético. Considera-se importante afirmar que a escola está organicamente vinculada ao espaço onde está inserida, por isso é vital compreender os ideários da classe trabalhadora junto aos movimentos sociais em defesa do direito de todos os povos do campo à educação e, portanto, à escola de qualidade no campo.

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Biografia do Autor

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. E-mail: celia.piatti@ufms.br.

José Roberto Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em História pela Mato Grosso do Sul (1997). Mestrado em História, Região e identidades pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMS. E-mail: roberto.rodrigues@ufms.br.

Bruna Carolina de Oliveira Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela universidade Faveni – Facudade Venda Nova do Imigrante (2019). Professora da Educação Básica na Escola Estadual Antônio Coelho, em Nova Alvorada do Sul-MS. E-mail: brunacardoso20503@gmail.com.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Piatti, C. B., Oliveira, J. R. R. de, & Cardoso, B. C. de O. (2021). A educação do campo e a escola do campo: ocupação, lutas e conquistas no Assentamento Pana, Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 22-42. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.13172