A educação do campo e a escola do campo: ocupação, lutas e conquistas no Assentamento Pana, Mato Grosso do Sul
Resumo
Neste artigo valemo-nos de atividades realizadas em dois projetos: no Projeto de extensão: “Do tempo de lona à conquista da escola: constituição e organização da memória social de assentamentos rurais e da Educação do Campo no Mato Grosso do Sul” e no Projeto de Pesquisa “Educação do Campo em Mato Grosso do Sul: escolas do/no campo construindo identidade”. Para tanto, foram realizadas entrevistas com pessoas que participaram da ocupação de terras, viveram nos assentamentos e acampamentos, participaram da luta, resistiram aos conflitos e obtiveram conquistas. Para as entrevistas, os quatro participantes eleitos foram selecionados por terem participação na ação de ocupação, de resistência e posse da terra na região de Nova Alvorada do Sul, dando origem ao Projeto de Assentamento Nova Alvorada do Sul – PANA – lócus da pesquisa. As análises ancoram-se em uma perspectiva dialética pautada no método do Materialismo Histórico-Dialético. Considera-se importante afirmar que a escola está organicamente vinculada ao espaço onde está inserida, por isso é vital compreender os ideários da classe trabalhadora junto aos movimentos sociais em defesa do direito de todos os povos do campo à educação e, portanto, à escola de qualidade no campo.
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Referências
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