Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva

Resumo

Ensaio teórico reflexivo sobre a abordagem metacognitiva de uma estratégia de ensino. 4E X 2 corresponde a uma proposta de instrução por investigação criada por pesquisadores da Clemson University College Education nos EUA na qual 4E significa: Engajar, Explorar, Explicar e Estender e o X2, significa Avaliar e Refletir. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a 4E X 2 e relacionar seus procedimentos e constructos com a teoria e estratégias de ensino metacognitivo. A descrição detalhada dos procedimentos de aplicação da estratégia fornece subsídios para sua utilização por professores do ensino básico, enquanto sua análise explicita a conexão com a teoria metacognitiva e estratégias de ensino metacognitivas. Observamos aspectos positivos na forma pragmática como os templates e protocolos são apresentados, verificamos interfaces entre a estratégia e as componentes conhecimento do conhecimento e do controle executivo autorregulador, assim como, os procedimentos de aplicação apresentam-se compatíveis com as definições das funções das estratégias de ensino metacognitivo. Este estudo reforça a importância da aproximação da produção do contexto acadêmico com o ambiente escolar, onde o principal objetivo sempre será a reprodução possível destas teorias na prática do dia a dia do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Silva Xavier, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor EBTT do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Mauricio Abreu Pinto Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da UFRJ.

Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Katy Conceição Cataldo Muniz Domingues, Universidade Santa Úrsula (USU) e Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda em Educação e Saúde pelo Instituto NUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Enfermagem com ênfase em cuidados paliativos pela UFRJ. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Santa Úrsula (USU) e da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Referências

ADLER, Mortimer Jerome; DOREN, Charles Van. Como ler livros: O Guia Clássico para a Leitura Inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2000.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ARAÚJO, Adriana Castro. Potencialidades da avaliação Formativa e Somativa. Revista Eletrônica Acta Sapientia, v. 5, n. 1, p. 15-15, 2018.

ASCHBACHER, Pamela.; ALONZO, Alicia. Using science notebooks to assess students’ conceptual understanding. American Educational Research Association, San Diego, 2004.

BROWN, Ann Lesley. Knowing when, where, and how to remember: A problem of metacognition. Advances in instructional psychology, v. 1, n. 1, p. 77–165, 1978.

BROWN, Ann Lesley. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. Em F. E. Weinert & R. Kluwe (Orgs.), Metacognition, motivation, and understanding (pp. 1-16). Hillsdale, N. J.: Erlbaum, 1987.

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: principles, policy & practice, v. 5, n. 1, p. 7-74, 1998.

CHI, Michelene; BASSOK, Mirian; LEWIS, Matthew; REIMAN, Peter; GLASER, Robert. Self-Explanations: How Students Study and Use Examples in Learning to Solve Problems. Cognitive Science, [s.l.], v. 13, no 2, p. 145–182, 1989.

CLEARY, Timothy J.; PLATTEN, Peter. Examining the correspondence between self-regulated learning and academic achievement: A case study analysis. Education Research International, v. 2013, 2013.

CLEOPHAS, Maria das Graças.; FRANCISCO, Welington. Metacognição e o ensino e aprendizagem das ciências: uma revisão sistemática da literatura (RSL). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 10-26, 2018.

DUNLOSKY, John., & HERTZOG, Christopher. Aging and deficits in associative memory: What is the role of strategy use? Psychology and Aging, 13, 597-607, 1998a.

ESTEBAN, Maria. Pesquisa qualitativa em educação: Fundamentos e tradições. [S. l.]: Artmed, 2010.

FLAVELL, John Hurley. Metacognitive aspects of problem solving. In: L. B. Resnik (Ed.). The Nature of Intelligence. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1976.

FLAVELL, John Hurley; WELLMAN, Henry. Metamemory. In Robert V. Kail, & John W. Hagen (Eds), Perspectives on the development of memory and cognition (pp.3-33). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1977.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, [s.l.], v. 34, no 10, p. 906–911, 1979.

FLAVELL, John Hurley; MILLER, Patricia H.; MILLER, Scott. A. Desenvolvimento cognitivo. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação. Transinformação, v. 23, n. 1, p. 39-49, 2011.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE, p. 51-9, 1994.

HONG, Jon-Chao; HWANG, Ming Yueh; LIU, Ming Chou; HO, Huei Yin; CHEN, Yi Ling et al. Using a “prediction–observation–explanation” inquiry model to enhance student interest and intention to continue science learning predicted by their Internet cognitive failure. Computers & Education, v. 72, p. 110-120, 2014.

LEITE, Eliana Alves Pereira; DARSIE, Marta Maria Pontin. Implicações da metacognição no processo de aprendizagem da Matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, p. 179-191, 2011.

LOCATELI, Solange Wagner Tópicos de Metacognição: Para aprender e ensinar melhor. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014. 75 p. v. 1.

MARAGLIA, Pedro Henrique Estratégias de ensino metacognitivas: uma revisão sistemática de literatura. Dissertação - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

MARSHALL, Jeff; HORTON, Bob; SMART, Julie. 4E× 2 instructional model: Uniting three learning constructs to improve praxis in science and mathematics classrooms. Journal of Science Teacher Education, v. 20, n. 6, p. 501-516, 2008.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.

OSES, Sonia ; CARRASCO, Laura. Módulos alternativos en la enseñanza de las ciencias: estrategia didáctica orientada al logro de aprendizajes significativos. Formación universitaria, v. 6, n. 3, p. 39-52, 2013.

PEIXOTO, Maurício de Abreu Pinto; BRANDÃO, Marcos Antônio Gomes; SANTOS, Gladis dos. Metacognição e tecnologia educacional simbólica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 1, p. 67-80, 2007.

PETERS, Erin.; KITSANTAS, Anastasia. The Effect of Nature of Science Metacognitive Prompts on Science Students’ Content and Nature of Science Knowledge, Metacognition, and SelfRegulatory Efficacy. School Science and Mathematics, v. 110, n. 8, p. 382–396, 2010.

PRATES, Admilson Eustáquio; BETARELLO, Jeferson; FINELLI, Leonardo Augusto Couto. REFLEXÕES SOBRE O ATO DE LER. Humanidades, v. 5, n. 1, 2016.

ROSA, Cleci Werner. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2011.

ROSA, Cleci Werner da; ALVES FILHO, José de Pinho. Estudo da viabilidade de uma proposta didática metacognitiva para as atividades experimentais em física. Ciência & Educação (Bauru), [s.l.], v. 20, no 1, p. 61–81, 2014. ISSN: 1516-7313, DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320140010005

ROSA, Cleci Werner da; VILLAGRÁ, Jesús Ángel Meneses. Metacognição e Ensino de Física: Revisão de Pesquisas Associadas a Intervenções Didáticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em ciências, p. 581-608, 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182581

ROSA, Cleci Werner da; ROSA, Álvaro Becker. Ensino de física por estratégias metacognitivas: análise da prática docente. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2016.

ROSA, Cleci Werner da; VILLAGRÁ, Jesús Ángel Meneses. Questionamento metacognitivo associado à abordagem didática por indagação: análise de uma atividade de ciências no ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, p. 60-76, 2020.

DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p60

SHEPARDSON, Daniel; BRITSCH, Susan. The role of children's journals in elementary school science activities. Journal of Research in Science Teaching, v. 38, n. 1, p. 43-69, 2001.

STERNBERG, Robert J. Metacognition, abilities, and developing expertise: What makes an expert student?. Instructional science, v. 26, n. 1, p. 127-140, 1998.

TARRICONE, Pina. The taxonomy of metacognition. Hove ; New York: Psychology Press, 2011.

VANDEVOORT, Leslie G.; AMREIN-BEARDSLEY, Audrey; BERLINER, David C. National Board Certified Teachers andTheir Students' Achievement. education policy analysis archives, v. 12, p. 46, 2004.

VIEIRA, Luzineide de Sousa dos Santos; LIMA, Maria Loureto. Avaliação no Ensino Superior: um olhar à prática avaliativa do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri. Id on Line Rev. Mult. Psic, v. 13, n. 47, p. 1097-1122, 2019.

XAVIER, César Silva.; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto Estratégias de ensino metacognitivas e o aprendizado de biologia no ensino médio: o que há na literatura? IX Encontro regional de ensino de biologia - EREBIO RJ/ES, 2019, Rio de Janeiro.

XAVIER, César Silva; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto; VEIGA, Luciana Lima de Albuquerque da. Metacognição e suas ferramentas para o aprendizado. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 10, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v10i2.1337

ZEE, Emily H. Van; IWASYK, Marletta; KUROSE, Akiko; SIMPSON, Doroty; WILD, Judy. Student and teacher questioning during conversations about science. Journal of Research in Science Teaching, 38(2), 159–190, 2001.

WHITE, Barbara; FREDERIKSEN, John. A theoretical framework and approach for fostering metacognitive development. Educational Psychologist, v. 40, n. 4, p. 211-223, 2005.

WILSON, Jeni; CLARKE, David. Towards the modelling of mathematical metacognition. Mathematics Education Research Journal, v. 16, n. 2, p. 25-48, 2004.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Xavier, C. S., Peixoto, M. A. P., Veiga, L. L. de A. da, & Cataldo Muniz Domingues, K. C. (2022). Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 318-342. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13195
Seção
Artigos de demanda contínua