Desafios do professor de Língua Portuguesa: um novo olhar para a leitura e escrita no ensino fundamental

Resumo

A pesquisa tem como objetivo considerar os desafios encontradas pelos educadores para envolver seus alunos com a leitura e escrita, bem como ponderar sobre as formas de alcançarem maior êxito no processo de ensino/aprendizagem junto aos alunos do Ensino Fundamental. Em levantamento bibliográfico acerca das estratégias educacionais utilizadas para o ensino da leitura e escrita, será desenvolvido uma análise da eficácia daquelas indicadas pela literatura. Os dados serão coletados por meio de buscas no Google Acadêmico, Scielo, Banco CAPES de Teses, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), como também no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), assim como nas bibliografias já publicada em livros, revistas científicas na biblioteca do Instituto Federal Goiano. A condução do processo aprendizado do aluno do Ensino Fundamental requer responsabilidade, a fim de que haja uma aprendizagem significativa. Para desenvolver um trabalho eficaz, no que envolve a leitura e a escrita, o professor deve-se envolver de modo que as competências e habilidades sejam favoráveis ao pensamento apropriado de críticas e questionamentos. Mas, para isso, é importante que a formação continuada faça parte das práticas dos docentes. Os conhecimentos e habilidades adotados acarretam ao educador uma posição de estratégica, por adquirir novos conhecimentos. Ao final do estudo, buscar-se-á compreender quais as estratégias se mostram mais eficazes para que o aluno obtenha sucesso na sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lise Mary Ferreira Mendes, Instituto Federal Goiano (IFG)

Especialista em Formação de professores e práticas pedagógicas pelo Instituto Federal Goiano (IFG) Câmpus Rio Verde. Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Rio Verde – GO. Professora efetiva no Ensino Fundamental do Município de Rio Verde – GO.

Wilciene Nunes do Vale, Instituto Federal Goiano (IFG)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora do Instituto Federal Goiano (IFG) - Câmpus Rio Verde.

Referências

ANTÔNIO, Alzira Maria; JESUS, Kellen Padovani Ciriaco de Calais. Da leitura à escrita: estratégias de leitura e produção textual no 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2017. 80f. Monografia (Graduação em Pedagogia). Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf Acesso em: 12 fev. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 06 maio 2021.

COSTA, Viviane Raquel Elias. Estratégias de ensino-aprendizagem de leitura e escrita no Ensino Fundamental II. Cadernos PDE, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_port_artigo_viviane_raquel_elias_costa.pdf Acesso em: 12 dez. 2020.

CUNHA, Vera Lúcia Orlandi; SILVA, Cláudia da; CAPELLINI, Simone Aparecida. Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, p. 799-807, out./dez. 2012.

DENGO, Jovana Bocchi; CASTELA, Greice da Silva. A formação continuada em práticas de leitura para o ensino fundamental. Cadernos PDE, 2014. Disponível em: ttp://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_port_artigo_jovana_bocchi_dengo.pdf Acesso em: 12/10/2021.

DUARTE, Kátia Macêdo. O papel do professor na leitura e na escrita nos anos iniciais: um estudo de caso com professores do 3º; 4º e 5º anos iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5, 2019. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1809_23082018183638.pdf Acesso em: 15 jan. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 28. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. 165 p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para mudança e a certeza. São Paulo: Cortez, 2001.

JOHNSON, Tritan E., ARCHIBALD, Thomas N.; TENENBAUM, Gershon. Individual and team annotation effects on students’ reading comprehension, critical thinking, and meta-cognitive skills. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 6, p. 1496-1507, 2010.

KRONBAUER, Selenir Correia Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli. Formação de professores: abordagens contemporâneas. São Paulo: Paulinas, 2008.

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 15-33.

OLIVEIRA, Adriana Angelo de. O que é ler? O eu é leitura? jan. 2019. Disponível em: https://biblioo.cartacapital.com.br/o-que-e-ler-o-que-e-leitura/ Acesso em: 14 fev. 2019.

PACHECO, Leila Leatrice Saldanha; FRAGA, Maria Elisiabete de. A importância da formação continuada para o bom desempenho do docente. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20IMPORTANCIA%20DA%20FORMACAO%20CONTINUADA%20PARA%20O%20BOM.pdf Acesso em: 04 fev. 2021.

RANGEL, Mary; MACHADO, Jane do Carmo. O papel da leitura e da escrita na sala de aula: estratégias de ensino para dinamização dos processos de leitura e escrita. In: EDUFU, Uberlândia. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_229.pdf Acesso em: 12 set. 2021.

RAUEN, Adriana Regina Feltrin. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/390-4.pdf Acesso em: 13 fev. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

SILVA, Mônica Maria Medeiros da. Os desafios do professor no trabalho com a leitura e a escrita no 5º ano do Ensino Fundamental. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB, 2014.

SOARES, Gilson dos Reis. O processo leitura e escrita: um desafio nas escolas brasileiras. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5822_01092018220815.pdf Acesso em: 12 fev. 2021.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Tradução de: João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

TOZETTO, Susana Soares. Docência e formação continuada. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf Acesso em: 23 nov. 2020.

VIAL, Janete Aparecida Laitharth e Silva; HENN, Iara Aquino. Formação docente e perspectivas do letramento. Cadernos PDE, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_port_artigo_janete_aparecida_laitharth_e_silva_vial.pdf Acesso em: 12 out. 2021.

YAMANAKA, Márcia Aparecida de Camargo; GONÇALVES, Josiane Peres. O professor e sua prática frente às dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Cadernos da Fucamp, v. 16, n. 25, p. 27-38, 2017.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Ferreira Mendes, L. M., & Nunes do Vale, W. (2022). Desafios do professor de Língua Portuguesa: um novo olhar para a leitura e escrita no ensino fundamental. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 230-243. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13214
Seção
Artigos de demanda contínua