Felicidade e trabalho na percepção dos professores do ensino superior: revisão integrativa

Resumo

A felicidade é entendida com a sensação de equilíbrio entre três estruturas essenciais do ser humano: corpo, psiquismo e espírito.  É também denominada de bem-estar subjetivo. Trabalho é a ferramenta que permite ao homem realizar a sua felicidade, oferecendo-lhe condições financeiras para seu sustento e a possibilidade de desenvolver algo que lhe dê prazer. O professor universitário é o profissional que deve dominar os conteúdos que ministra, com capacidade de refletir sobre ele e pensar criticamente o processo de ensino-aprendizagem. Precisa estar em constante capacitação e atualizado em relação à bibliografia utilizada e às metodologias de aprendizagem cada vez mais presentes. Nossa pesquisa objetivou conhecer a influência do trabalho na percepção dos professores universitários sobre felicidade e sofrimento no trabalho. Como método, utilizamos a revisão integrativa da literatura, com busca realizada nas bases de dados LILACS, BVS e SCIELO, com os descritores felicidade, trabalho e professor universitário, de artigos publicados de 2016 a 2020. Foram encontrados 83 artigos, sendo selecionados 10 que se adequaram aos critérios de inclusão. Emergiram três categorias: felicidade no trabalho do professor universitário, sofrimento no trabalho do professor universitário e prejuízo à saúde física e à saúde psíquica do professor universitário. Sofrimento e doenças biopsicossociais foram apontados como gerando impacto na qualidade de vida do docente e nas organizações educacionais. Sugere-se realizar novos estudos a fim de identificar e contextualizar as questões da felicidade no trabalho e seus prováveis impactos no comportamento do indivíduo na organização e na qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Martha Eliana Waltermann, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Mestranda em Promoção da Saúde pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Docente do Curso de Enfermagem da ULBRA.

Maria Isabel Morgan Martins, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Dóris Gedrat, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). 

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Waltermann, M. E., Morgan Martins, M. I., & Gedrat, D. (2022). Felicidade e trabalho na percepção dos professores do ensino superior: revisão integrativa. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 175-194. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13472
Seção
Artigos de demanda contínua