Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP

Resumo

Este artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado realizada em uma unidade de Educação Infantil em Santos - SP, uma creche conveniada com a Secretaria de Educação de Santos, baseada no método etnográfico e cujo objetivo foi compreender o processo de comunicação entre adultos e crianças por meio de regras. Foram observadas e acompanhadas, entre março e dezembro de 2018, situações do cotidiano de 15 crianças (entre três e quatro anos) de uma sala do Maternal II em interação com a professora responsável. O artigo centrou-se na análise do processo de socialização, de como os adultos moldam o comportamento e as formas de comunicação das crianças por meio de regras, assim como as concordâncias e transgressão das crianças durante esse processo. Ao privilegiar a perspectiva das crianças foi possível acessar outras dimensões sobre a socialização e a comunicação por meio das regras, destacando-se possibilidades de relações menos assimétricas que podem emergir entre adultos e crianças. O estudo aponta a necessidade de  reconhecimento da atuação das crianças e da sua maneira peculiar de vivenciar a cultura, onde ela aprende e também ensina, transforma-se na interação com os adultos e seus pares, mas também é agente de transformação.

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Biografia do Autor

Simone Carvalho de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

Eunice Nakamura, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Carvalho de Oliveira, S., & Nakamura, E. (2022). Socialização e comunicação por meio de regras: adultos e crianças em relação, no contexto de uma creche em Santos - SP. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 44-59. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13613
Seção
Artigos de demanda contínua