Homens no magistério: a docência nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do município de Cruzeiro do Sul / AC

Resumo

O magistério no Brasil se constituiu primeiramente como uma profissão marcada pela presença masculina. Porém, tão logo as mulheres adentram nas salas de aula, inicialmente como alunas e, posteriormente como professoras, o magistério se feminizou, a tal ponto que atualmente pode causar certo estranhamento ver homens desempenhando o papel de professor na Educação Infantil e  nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o estudo tem como objetivo conhecer o exercício da profissão docente desenvolvida pelo gênero masculino nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Cruzeiro do Sul no Acre. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo. Utilizamos como instrumentos de coleta, o questionário semiaberto e o levantamento da quantidade de professores homens lotados nas duas redes de ensino do município de Cruzeiro do Sul. Os dados foram analisados a  luz dos autores utilizados no referencial teórico, tais como: Louro, Almeida, Gonçalves, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que temos poucos professores homens nos anos iniciais do Ensino Fundamental lotados em escolas de zona urbana, considerando-se a grande proporção de mulheres ocupando estes cargos. Contudo, quando se trata da zona rural, marcada pelo ensino multisseriado, este número se mostra mais equilibrado. Concluímos que os homens que atuam como professores no magistério dos Anos Iniciais no município de Cruzeiro do Sul, embora sejam em número bem reduzido, não evidenciam passar por grandes dificuldades no exercício da docência e se mostram preparados para exercer seu ofício nas etapas de ensino para as quais foram formados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Irinilda Bezerra, Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Floresta, Cruzeiro do Sul - AC

Doutora pelo Programa em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) da Universidade Federal do Acre (UFAC) e do Curso de Pedagogia da UFAC Campus Floresta.

Giane Lucelia Grotti, Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Floresta, Cruzeiro do Sul - AC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná- (UFPR). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Pedagogia da UFAC. Membro do Grupo de Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE)-UFPR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente (GEPPEAC)-UFAC. 

Evardson Souza Lima, Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Floresta, Cruzeiro do Sul - AC

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFA) Campus Floresta. Professor da rede Estadual de Educação do Acre.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares. de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

BEZERRA, Maria Irinilda. A Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: tecendo memórias e histórias sobre a formação religiosa católica alemã na Amazônia acriana (1947-1965). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2010.

FELIPE, Jane. Afinal, quem é mesmo o pedófilo? Cadernos Pagu, n. 26, p. 201-223, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30391.pdf Acesso em: 25 ago. 2021.

GONÇALVES, Josiane Peres. O perfil profissional e representações de bem-estar docente e gênero em homens que tiveram carreiras bem-sucedidas no magistério. 2009. 232 f. Tese de Doutorado em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Porto Alegre, 2009.

HAHNER, June. Escolas Mistas, Escolas Normais: A coeducação e a feminização do magistério no século XIX. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 467-474, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n2/v19n2a10.pdf Acesso em 19/08/2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus escola? Novas exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LOPES, Eliane Marta; GALVÃO Ana Maria. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

MELLO, Maria Aparecida; BASSO, Itacy Salgado. Formação continuada de professores de Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural. In: REALI, Aline Maria; MIZUKAMI, Maria da Graça (orgs) Formação de professores, Prática pedagógicas e Escola. São Carlos: EduFScar, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Erva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MINAYO, Maria Cecília. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MONTEIRO, Mariana Kubilius. Trajetórias na docência: professores homens na educação infantil. 2014. 152 f. Dissertação de Mestrado em Educação Física e Sociedade. Universidade Estadual de Campinas/ UEC. São Paulo, 2014.

PINCINATO, Daiane Antunes. História do magistério: experiências masculinas na carreira administrativa no Estado de São Paulo (1950-1980). Reunião Da Associação Nacional De Pós-Graduação e Pesquisa Em Educação, 2004, Caxambu. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: AnPED, 2004.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil, classe, raça e gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p. 58-65, fev. 1996.

SAYÃO, Deborah Tomé. Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: um estudo de professores em creche. Tese (Doutorado) Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ver. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVEIRA, Renê José Trentin. O professor e a transformação da realidade. Nuances - Revista do Curso de Pedagogia, Faculdade de Ciências e Tecnologia- UNESP, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, p. 21-30, set. 1995.

TEIXEIRA, Adla Betsaida. Gênero e formação docente “Magistério” do gênero: impactos da vida de discentes e docentes. In: MACHADO, Charliton José dos Santos; SANTIAGO, Idalina Maria Freitas; NUNES, Maria Lúcia da Silva (Orgs). Gêneros e práticas culturais: desafios históricos e saberes interdisciplinares [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2010, p. 35-50.

WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 460-481, jul./dez. 2001.

Publicado
2022-05-27
Como Citar
Bezerra, M. I., Grotti, G. L., & Lima, E. S. (2022). Homens no magistério: a docência nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do município de Cruzeiro do Sul / AC. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 229-247. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14662