Formação de Oficiais na Polícia Militar do Paraná: uma análise educacional

Resumo

O presente artigo visa analisar o processo de ensino dos cadetes que ingressam na Polícia Militar do Paraná com o objetivo de atuar na atividade-fim da organização. Para ingressar, os candidatos precisam participar do vestibular da Universidade Federal do Paraná, passar por vários tipos de provas específicas, para enfim ingressar no Curso de Formação de Oficiais que é realizado na Academia Policial Militar do Guatupê. O período de formação dura 04 anos, sendo que o último ano é dedicado ao período de estágio. Nesta pesquisa foram analisadas as matrizes curriculares no período de 1995 a 2019, o perfil dos instrutores no período de 2012 a 2020, o perfil dos candidatos e dos aprovados no período de 2005 a 2020. Além disso, foram realizadas entrevistas narrativas com o comandante da Escola de Formação de Oficiais, e com os Aspirantes, que é nome dado após o cadete se formar para realizar o estágio. Além disso, foi realizada análise de vídeo com o objetivo de compreender a rotina do cadete durante o período do curso. Os resultados apontam que nos últimos anos ocorreram várias alterações no contexto da sociedade paraense que foram absorvidos pelos currículos escolares, os instrutores estão com graduações mais superiores, apesar da manutenção de preferência pela experiência profissional do instrutor. Além disso, os candidatos possuem perfil diferente daqueles que ingressaram no começo do período analisado, em especial no que tange à formação acadêmica. Como limitações identificamos a necessidade de uma análise de conteúdo mais aprofundada das matrizes curriculares.

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Biografia do Autor

Felipe Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Administração pela UFPR. Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Edson Ronaldo Guarido Filho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Economista pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR) e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UP) e em Direito (PPGD/UP) da Universidade Positivo. Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). É líder do grupo de pesquisa em Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo. Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq.

Glauco Gomes Menezes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor e Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor Associado do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR. 

Referências

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Santos, F., Guarido Filho, E. R., & Menezes, G. G. (2022). Formação de Oficiais na Polícia Militar do Paraná: uma análise educacional. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 262-281. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.14663
Seção
Artigos de demanda contínua