Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta para a formação de professores em uma visão Ecoformadora, por meio do estudo do Documento Referência Preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022): Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. O estudo visa dinamizar o aprendizado, priorizar a sustentabilidade e valorizar o protagonismo do estudante dentro de uma formação ecoformadora e transdisciplinar que fortaleçam redes de conexão estabelecidas nas relações entre o eu, o outro e a natureza. Este trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com base bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio do estudo do documento referência (CONAE 2021) e revisão de literatura, tendo, como aporte principal para as discussões, a Ecoformação de Pineau (1988), Moraes (2004), Morin (2006) e pesquisas relacionadas. O estudo possibilitou a continuidade e aprimoramento da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação como proposta de formação continuada de professores na perspectiva ecoformadora. A pesquisa será aplicada aos profissionais de educação que atuam na rede municipal de ensino de Painel – SC. E como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para a formação de um educador que esteja disposto a aprender e ensinar com novas práticas pedagógicas, que alcance uma postura crítica diante dos problemas educacionais, atue como um professor pesquisador com posicionamento transdisciplinar e ecoformadora.

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Biografia do Autor

Dariana Medeiros Andrade Salaman, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Referências

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Medeiros Andrade Salaman, D., & Pereira da Silva, M. (2022). Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 258-269. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.14815
Seção
Artigos de demanda contínua