Ecoformação como proposta na formação continuada de professores: um estudo do documento referência preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022)
Resumo
Esse artigo apresenta uma proposta para a formação de professores em uma visão Ecoformadora, por meio do estudo do Documento Referência Preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE-2022): Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. O estudo visa dinamizar o aprendizado, priorizar a sustentabilidade e valorizar o protagonismo do estudante dentro de uma formação ecoformadora e transdisciplinar que fortaleçam redes de conexão estabelecidas nas relações entre o eu, o outro e a natureza. Este trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com base bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio do estudo do documento referência (CONAE 2021) e revisão de literatura, tendo, como aporte principal para as discussões, a Ecoformação de Pineau (1988), Moraes (2004), Morin (2006) e pesquisas relacionadas. O estudo possibilitou a continuidade e aprimoramento da pesquisa de dissertação de Mestrado em Educação como proposta de formação continuada de professores na perspectiva ecoformadora. A pesquisa será aplicada aos profissionais de educação que atuam na rede municipal de ensino de Painel – SC. E como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para a formação de um educador que esteja disposto a aprender e ensinar com novas práticas pedagógicas, que alcance uma postura crítica diante dos problemas educacionais, atue como um professor pesquisador com posicionamento transdisciplinar e ecoformadora.
Downloads
Referências
Documento Referência: Inclusão, Equidade E Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira, Brasília, FNE, 2021). Disponível em:
http://fne.mec.gov.br/images/conae2022/documentos/DOCUMENTO_REFERENCIA_CONAE_2022_APROVADO_30_07.pdf. Acesso em: 1º nov. 2021.
FACHINI, Fabiana; SILVA, Vera Lúcia de Souza; PASQUALI, Schirley. A Ecoformação na formação continuada de professores da Educação Básica. Sinect - IV Simpósio Nacional e Ensino e de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 0, n. 0, p. 0-0, 29 nov. 2014.
GALVANI, Pascal. A Autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. Educação e Transdisciplinaridade II, São Paulo, p. 95-121, 2002. Triom/UNESCO. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/autoformacao.pdf. Acesso em: 07 mar. 2022.
MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 13-38, dez. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116805002. Acesso em: 21 jun. 2021.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: Educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. 2ª. Ed. [s.l.]: Vozes, 2004. 342 p.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. Tradução de Eliane Lisboa.
PINEAU, G. (1988). A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. En A. Nóvoa y M. Finger (Eds.). O método (auto)biográfico e a formação. (pp. 63-77). Lisboa, MS/DRHS/CFAP.
PUKALL, Jeane Pitz; SILVA, Vera Lúcia de Souza e; ZWIEREWICZ, Marlene. Ecoformação na Educação Básica: Uma Experiência em Formação de Professores. Professare, Caçador, v. 6, n. 1, p. 89-110, 15 abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/1204/563. Acesso em: 16 ago. 2021.
RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. Recentes Imposições à Formação de Professores e seus Falsos Pretextos: as bnc formação inicial e continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S.L.], p. 1-39, 15 out. 2021. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência. http://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/35617. Acesso em: 14 mar. 2022.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2018.
SOUZA, Kênia Paulino de Queiroz; ERTZOGUE, Marina Haizenreder; ZWIEREWICZ, Marlene. Ecoformação: entre dilemas e desafios, um olhar transformador para o século XXI. Humanidades e Inovação, [s. l], v. 7, n. 4, p. 120-128, 2000. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1707. Acesso em: 19 jun. 2021.
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.