O ensino da Matemática e a Inteligência Artificial: reflexões sobre as possibilidades de novas abordagens educacionais

Resumo

O presente artigo possui como tema o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no contexto da Inteligência Artificial (IA), propondo reflexões sobre as abordagens educacionais diante das novas demandas da sociedade. Foi proposta como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as possibilidades da Inteligência Artificial como ferramenta propulsora de saberes na construção do conhecimento no ensino da Matemática? Nesse contexto, o objetivo da pesquisa consiste em investigar as possibilidades da Inteligência Artificial como ferramenta propulsora de saberes no ensino da Matemática. Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica para realização da pesquisa. Os principais resultados obtidos demonstram que a Inteligência Artificial possui diversas potencialidades para o ensino da Matemática, contribuindo para a adoção de metodologias de ensino inovadoras e criativas e promovendo uma aprendizagem mais significativa ao contextualizar os conhecimentos da Matemática ao ambiente tecnológico no qual os alunos estão inseridos. Espera-se que a realização desse estudo possa inspirar educadores a repensarem suas práticas pedagógicas, explorando o potencial da Inteligência Artificial como aliada no processo de construção do conhecimento, não apenas na Matemática, mas também nas demais áreas da educação.

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Biografia do Autor

Andreza Alves Vieira Abrahão, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Mestranda em Administração pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus de Rio Verde. Professora do Senac de Rio Verde - GO). 

Jovair Batista de Jesus, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestre em Artes pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus Aparecida de Goiânia. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - GO.

Eduardo Faustino dos Santos Lima, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Mestre em Administração pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus de Rio Verde - GO.

Guilherme Moreira Morais, Universidade Alves Faria (UNIALFA)

Graduando em Administração pela Universidade Alves Faria (UNIALFA) de Goiânia - GO.

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
Abrahão, A. A. V., Jesus, J. B. de, Lima, E. F. dos S., & Morais, G. M. (2025). O ensino da Matemática e a Inteligência Artificial: reflexões sobre as possibilidades de novas abordagens educacionais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 175-195. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22355
Seção
Artigos de fluxo contínuo