Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente

Resumo

Ao longo dos anos a educação passou por muitas mudanças e conforme ocorreu a evolução e o desenvolvimento da sociedade ela também se transformou. Há muito tempo sabe-se que a arte de ensinar e educar foi, e ainda é, na maioria das vezes, exercida por mulheres. Apesar do progresso nos ideais e valores na sociedade, são poucos os homens que se dedicam ao cargo de professor, principalmente na educação de crianças pequenas. Este artigo buscou analisar a situação dos professores homens na docência da educação infantil, demonstrando as principais dificuldades e desafios que enfrentam no desenvolvimento de suas funções. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico com a apresentação de algumas questões pertinentes ao tema e posteriormente apresentou-se o resultado de uma pesquisa de campo feita por meio da aplicação de um questionário a dois professores da educação infantil na cidade de Dourados – MS. Com os resultados, constatou-se que a sociedade, pais e instituições educativas ainda não aceitam completamente que homens atuem como professores na Educação Infantil e, quando isso acontece, suas atividades são limitadas. Muitos educadores enfrentam discriminação e preconceito entre os próprios colegas desde os cursos de graduação e, posteriormente entre os colegas de trabalho. Assim, torna-se fundamental uma mudança nos valores e conceitos vividos por toda a população brasileira, para que, cada vez mais, os homens possam exercer a docência na Educação Infantil com o respeito e a confiança profissional que são dadas às mulheres.

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Biografia do Autor

Erivaldo Bezerra, Rede Municipal de Ensino (SEMED), Dourados - MS

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente da Rede Pública Municipal de Dourados / MS.

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados - MS

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Pós doutorado pelo Instituto de Educação/UFMT com bolsa CAPES. Docente no curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Bezerra, E., & Cordeiro, M. J. de J. A. (2022). Atuação de homens na educação infantil: desafios e possibilidades da profissão docente. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 178-194. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15254