Educadores Homens na Educação Infantil: revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos

Resumo

Esta revisão sistemática tem o objetivo de analisar a produção mundial de artigos empíricos que abordam a atuação de educadores homens na Educação Infantil. Inicialmente, foram selecionados estudos em cujos títulos constavam os descritores ‘early childhood education’ ou ‘early childhood’ ou ‘daycare’ associados separadamente com o descritor ‘Gender’. Posteriormente, foram selecionados os artigos que abordavam o tema ‘educador na Educação Infantil’. O filtro temporal não foi utilizado para o início das buscas, apenas para o final, pois foram incluídos artigos científicos publicados até o ano de 2020. Os artigos foram buscados nas bases de dados Periódicos CAPES, PubMed, SciELO e Web of Science e seguiram as orientações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os resultados mostraram que o interesse pelo tema é recente e que, depois do ano de 2015, quando mais se pesquisou sobre o assunto, as publicações foram diminuindo ao longo dos anos. A maioria dos estudos visa entender a escolha dos homens pela profissão e os obstáculos enfrentados. Alguns comparam as práticas pedagógicas de educadores e educadoras. Em conjunto, os estudos revelaram que a presença do educador homem na Educação Infantil é marcada pelo preconceito e pela desconfiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Castelliano Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande – MS. Professora do Mestrado Acadêmico em Educação e da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB.

Larissa Kelly Vasconcelos Cavalcanti , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

Lívia Chaves Nascimento , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Maria Natânyele Silva Souza , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB e integrante do grupo PET - Pedagogia da mesma instituição.

Referências

ANDRÉ, Marli. A jovem pesquisa educacional brasileira. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n.19, p.11-24, dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275002.pdf. Acesso em: 30 dez. 2021.

ANLIAK, Sakire; BEYAZKURK, Derya Sahim. Career perspectives of male students in early childhood education. Educational Studies, v. 34, n. 4, p. 309–317, out. 2008. Disponível em:https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03055690802034518. Acesso em: 30 dez. 2021.

BRANDES, Holger; ANDRA, Markus; ROSELER, Wenke; SCHNEIDER-ANDRICH, Petra. Does gender make a difference? Results from the German ‘tandem study’ on the pedagogical activity of female and male ECE workers. European Early Childhood Education Research Journal, v.23, n.3, p. 315-327, jun. 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1350293X.2015.1043806. Acesso em: 08 fev. 2021.

BRODY, David L. The construction of masculine identity among men who work with Young children, an international perspective. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 3, p. 351-361, jan. 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1350293X.2015.1043809. Acesso em: 08 fev. 2021.

COUTINHO, Ângela Scalabrin; PEETERS, Jan. Profissionalidade e gênero: participação dos homens e pequena infância. Zero a seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 322-340, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/77321. Acesso em: 29 dez. 2021.

CUNNINGHAM, Bruce; WATSON, Lemuel W. Men in the Lives of Children: Recruiting Male Teachers. YC Young Children. Estados Unidos, v. 57, n. 6, p. 10-15, nov. 2002. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/42728823. Acesso em: 5 de jan.2022.

DRUCKER, Aaron M.; FLEMING, Patrick; CHAN, An- Wen. Research Techniques Made Simple: assessing risk of bias in systematic reviews. Journal of Investigative Dermatology, v. 136, n. 11, p. 109-114, nov. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27772550/. Acesso em: 29 dez. 2021.

EPHPP, Effective Public Health Practice Project. Quality assessment tool for quantitative studies. 1998. Disponível em: https://www.nccmt.ca/knowledge-repositories/search/14. Acesso em: 15 dez. 2021.

FOSTER, Tor; NEWMAN, Elizabeth. Just a knock back? Identity bruising on the route to becoming a male primary school teacher. Teachers and Teaching, v. 11, n. 4, p. 341–358, jan. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249002094_Just_a_knock_back_Identity_bruising_on_the_route_to_becoming_a_male_primary_school_teacher. Acesso em: 30 dez. 2021.

HADDAD, Lenira; MARQUES, Cláudia Denise Sacur; AMORIM, Luciano Henrique da Silva. “Eu acho estranho!” Compreensões da presença de profissionais homens em contextos interculturais da Educação Infantil. Zero a seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 409-436, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/76126. Acesso em: 29 dez. 2021.

HEDLIN, Maria; ÂBERG, Magnus; JOHANSSON. Fun guy and possible perpetrator: an interview study of how men are positioned within early childhood education and care. Education Inquiry, v. 10, n. 4, p. 1–21, jul. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326500244_Fun_guy_and_possible_perpetrator_an_interview_study_of_how_men_are_positioned_within_early_childhood_education_and_care. Acesso em: 30 dez. 2021.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 595-609, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/cCztcWVvvtWGDvFqRmdsBWQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2021.

JORNAL Oficial da União Europeia. 2011. “Conclusões do Conselho sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância: proporcionando a todas as nossas crianças o melhor começo para o mundo de amanhã.”, 15 de junho de 2011. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52011XG0615(04)&from=E. Acesso em: 19 dez. 2021.

JOSEPHIDOU, Jo. A gendered contribution to play? Perceptions of Early Childhood Education and Care (ECEC) practitioners in England on how their gender influences their approaches to play. Early Years, v. 40, n.1, p. 95-108, jan. 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09575146.2019.1655713. Acesso em: 08 fev. 2021.

KAGA, Yoshie; BENNETT, John; MOSS, Peter. Caring and Learning Together: a Cross National Study on the Integration on Early Childhood Care and Education within Education. UNESCO, Paris, p.141, 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000187818. Acesso em: 30 dez. 2021.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. 88 p.

KOPERNA, Paulina. Male Teachers in a kindergarten in the perception of parents in cracow, Poland. Przegląd Pedagogiczny, n. 2, p. 4536-4541, 2019. Disponível em: https://przegladpedagogiczny.ukw.edu.pl/archive/article/129/1/article.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

LI, Minyi; DENG, Feng; LIU, Liwei. How to Advance the Initial Training System for Chinese Kindergarten Teachers in a New Era. In: HUO, Liyan; NEUMAN, Susan B.; NANAKIDA, Atsushi (ed.). Early Childhood Education in Three Cultures: China, Japan and the United States. Heidelberg: Springer, 2015. p. 127-141.

MATHWASA, Joyce; SIBANDA, Lwazi. Male Educator Recruitment in Early Childhood Centres: implications for teacher education. In: KAYAPINAR, Ulas (ed.). Teacher Education: new perspectives. Londres: Intechopen, 2021. Cap. 7. p. 1-16. Disponível em: https://www.intechopen.com/chapters/76033. Acesso em: 06 jan. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª edição. São Paulo: Hucitec, 2006.

MONTEIRO, Mariana Kubilius; ALTMANN, Helena. Homens na Educação Infantil: olhares de suspeita e tentativas de segregação. Cadernos de pesquisa, v. 44, n. 153, p. 720 - 741, set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/RLTGrW43VVJqGZPpr3Qdk5p/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2021.

NICE, National Institute for Health and Care Excellence. Quality appraisal checklist: qualitative studies. 2012. Disponível em: https://www.nice.org.uk/process/pmg4/chapter/appendix-h-quality-appraisal-checklist-qualitative-studies. Acesso em: 15 abr. 2021.

OWEN, Kathryn. Assessing the impact: the value of men as caregivers in early care and education. Psychology, Medicine, set. 2012. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Assessing-the-impact-%3A-the-value-of-men-as-in-early-Owen/e5aabd1d1ab13b19dd9483e03fc0471530f1e00b. Acesso em: 04 jan. 2021.

PAGE, Matthew J; MCKENZIE, Joanne E; BOSSUYT, Patrick M; BOUTRON, Isabelle; HOFFMANN, Tammy C; MULROW, Cyntia D; et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ (Clinical research ed.), v. 372, n. 71, mar. 2021. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acesso em: 15 abr. de 2021.

PEETERS, Jan; ROHRMANN, Tim; EMILSEN, Kari. Gender balance in ECEC: Why is there so little progress? European Early Child-hood Education Research Journal, v. 23, n.3, p. 302–314, mai. 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1350293X.2015.1043805. Acesso em: 30 dez. 2021.

PENAFIEL, Kelly Jessie Queiroz; SILVA, Claudiane Alencar da; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Reflexões de professoras de Educação Infantil sobre a condição feminina na docência. Momento - diálogos em educação, v. 28, n. 3, p. 65–86, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8814. Acesso em: 06 dez. 2021.

PIRARD, Florence; SCHOENMAECKERS, Pauline; CAMUS, Pascale. Men in childcare services: from enrolment in training programs to job retention. European Early Childhood Education Research Journal, v.23, n.3, p.362-369, jun. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/278684860_Men_in_Childcare_Services_from_Enrolment_in_Training_Programs_to_Job_Retention. Acesso em: 08 fev. 2021.

PRÁ, Jussara Reis; CEGATTI, Amanda Carolina. Gênero, Educação das mulheres e feminização do magistério no ensino básico. Retratos da escola, Brasília, v. 10, n.18, p.215-228, jun. 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/660. Acesso em: 07 dez. 2021.

PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews). York:

University of York. 2015. Disponível em: http://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/. Acesso em: 15 abr. 2021.

ROHRMANN, Tim; EMILSEN, Kari. Editorial. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 3, p. 295–301, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1350293X.2015.1043804?journalCode=recr20. Acesso em: 30 dez. 2021.

ROVERI, Fernanda Theodoro. Gênero e diversidade na infância: desafios para a formação docente face ao retrocesso curricular. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 4, n. Especial, p. p.115-121, dez. 2018. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/416. Acesso em: 28 dez. 2021.

SAK, Ramazan. Gender Differences in Turkish Early Childhood Teachers’ Job Satisfaction, Job Burnout and Organizational Cynicism. Early Childhood Education Journal, v. 46, n. 6, p. 643–653, nov. 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1193020. Acesso em: 08 fev. 2021.

SAK, Ramazan; ŞAHIN-SAK, Ikbal Tuba; YERLIKAYA, Ibrahim. Behavior management strategies: beliefs and practices of male and female early childhood teachers. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 3, p. 328-339, mai. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1350293X.2015.1043807. Acesso em: 08 fev. 2021.

SANDBERG, Anette; PRAMLING-SAMUELSSON, Ingrid. An Interview Study of Gender Difference In Preschool Teachers’ Attitudes Toward Children’s Play. Early Childhood Education Journal, v. 32, n. 5, p. 297–305, abr. 2005. Disponível em:https://eric.ed.gov/?id=EJ732343. Acesso em: 08 fev. 2021.

SANDERS, Jo. Something is missing from teacher education: Attention to two genders. Phi Delta Kappan. Estados Unidos, v. 84, n. 3, p. 241-244, nov. 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/003172170208400314?journalCode=pdka. Acesso em: 5 de jan. 2022.

SARGENT, Paul. Between a rock and a hard place: men caught in the gender bind of early childhood education. The Journal of Men's Studies, v. 12, n. 3, p. 173-192, abr. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238345304_Between_a_Rock_and_a_Hard_Place_Men_Caught_in_the_Gender_Bind_of_Early_Childhood_Education. Acesso em: 08 fev. 2021.

SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. Interfaces de gênero, infância e Educação Infantil na Pós-Graduação em Educação brasileira (1996 a 2015). Perspectiva, Florianópolis, v.38, n. 1, p. 01-22, mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e61812. Acesso em: 04 jan. 2022.

SILVA, André Luiz dos Santos; AVILA, Richard Simom. Narratives about the insertion of male teachers in the early childhood education: deviant sexualities, heteronormativity and masculinization of the education. International Journal for Innovation Education and Research, Dhaka, Bangladesh, v. 6, n. 12, p. 274–283, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31686/ijier.vol6.iss12.1278. Acesso em: 28 dez. 2021.

SILVA, Peterson Rigato da; MONTEIRO, Mariana Kubilius; FARIA, Ana Lúcia Goulart; ALTMANN, Helena. Homens na Educação Infantil: propostas educativas açucaradas? Questões de gênero na educação da pequena infância. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 507- 528, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/75508. Acesso em: 05 dez. 2021.

SKEEN, Patsy; ROBINSON, Bryan E; COLEMAN, Mick. Gender-Role Attitudes of Professional Female Educators toward Men in Early Childhood Education. Psychological Reports, v. 59, n. 2, p. 723–730, 1986. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1988-15216-001. Acesso em: 08 fev. 2021.

TENNHOFF, Wiebke; NENTWICH, Julia c.; VOGT, Franziska. Doing gender and professionalism:

Exploring the intersectionalities of gender and professionalization in early childhood education. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 3, p. 340-350, jun. 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1350293X.2015.1043808. Acesso em: 08 fev. 2021.

THORPE, Karen; SULLIVAN, V.; JANSEN, Elena; MCDONALD, Paula; SUMSION, Jennifer; IRVINE, Susan. A man in the centre: inclusion and contribution of male educators in early childhood education and care teaching teams. Early Child Development and Care, v. 190, n. 6, p. 921-934, jul. 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03004430.2018.1501564. Acesso em: 05 jan. 2021.

UNESCO. Compendio mundial de la educación 2010: comparación de las estadísticas de educación en el mundo. UNESCO, 2010. Disponível em: http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/global-education-digest-2010-comparing-education-statistics-across-the-world-sp.pdf. Acesso em: 30 dez. 2021.

UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 2020. 40 milhões de crianças sem acesso a cuidado na primeira infância devido à Covid-19. UNICEF, 22 de julho. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/40-milhoes-de-criancas-sem-acesso-cuidado-na-primeira-infancia-devido-pandemia#:~:text=O%20acesso%20a%20cuidados%20na,os%20seis%20anos%20de%20vida. Acesso em: 21 dez. 2021.

VASCONCELOS, Dalila Castelliano de; BORGES, Lucivanda Cavalcante; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. O professor homem na Educação Infantil: o que pensam pais, mães e educadoras? Zero-a-seis, v. 22, n. 42, p. 480-506, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/76047. Acesso em: 08 dez. 2021.

VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, São Paulo, n. 17-18, p. 81- 103, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555. Acesso em: 08 dez. 2021.

VILELA, Rita Amélia Teixeira. O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais. Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 431-466, dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9759. Acesso em: 30 dez. 2021.

WARIN, Joanna. Conceptualising the value of male practitioners in early childhood education and care (ECEC): Gender balance or gender flexibility. Gender and Education , v. 31, n. 3, p. 293-308, fev. 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09540253.2017.1380172. Acesso em: 08 fev. 2021.

WOHLGEMUTH, Ulla Gerner. Why do men choose to become pedagogues? A profession

continuously in pursuit of male colleagues. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 3, p. 392-404, maio 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1071884. Acesso em: 08 fev. 2021.

XU, Yuwei. Does the gender of a practitioner matter in early childhood education and care? Perspectives from Scottish and Chinese young children. Children & Society, v. 34, n. 5, p. 354-370, mar. 2020a. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/chso.12371. Acesso em: 08 fev. 2021.

XU, Yuwei. Gender-diverse practitioners in early years education and care (EYEC): a cross-cultural study of Scotland, Hong Kong, and Mainland China. Early Years, v. 40, n. 1, p. 109-124, 2020b. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09575146.2019.1683816. Acesso em: 06 jan. 2022.

XU, Yuwei; WANIGANAYAKE, Manjula. An exploratory study of gender and male teachers in early childhood education and care centres in China. A Journal of Comparative and International Education, v. 48, n. 4, p. 518-534, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.1080/03057925.2017.1318355?scroll=top&needAccess=true. Acesso em: 08 fev. 2021.

ZERO-A-SEIS. Dossiê: Professores homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 310-1174, jul./dez. 2020. ISSN 1980-4512. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/issue/view/3126. Acesso em: 30 dez. 2021.

Publicado
2022-05-27
Como Citar
Vasconcelos, D. C., Cavalcanti , L. K. V., Nascimento , L. C., & Souza , M. N. S. (2022). Educadores Homens na Educação Infantil: revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 8-28. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15263