Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças

Resumo

O presente texto versou problematizar gênero dentro das escolas numa pesquisa que buscou compreender as dificuldades de homens na educação infantil, uma vez que nas séries iniciais ainda encontramos uma docência dedicada à infância, como uma área profissional ocupada predominantemente por mulheres. Dado as circunstâncias, este trabalho objetiva propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca da relação feminilidade e atividade docente e os reflexos negativos dessa relação em homens professores nesta etapa de ensino. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e na análise do artigo científico, O HOMEM PEDAGOGO E O MERCADO DE TRABALHO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS, que analisado numa perspectiva dos estudos de gênero constatou as dificuldades de homens na docência das séries iniciais, onde sendo problematizado mostrou-se refletido na educação infantil.

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Biografia do Autor

Diego Bacellar Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro - RJ

Mestrando em Educação Agrícola pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - ). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Vassouras, Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Especializando em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Experiência em docência nas séries do Ensino Fundamental e Médio na modalidade regular e EJA. Atualmente é Inspetor Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Paty do Alferes.

Andrea Sonia Berenblum, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro - RJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na linha de pesquisa Linguagem, cultura e educação do Laboratório de Estudos e Pesquisas Diálogos e Saberes Cotidianos do Instituto de Educação.

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Souza, D. B., & Berenblum, A. S. (2022). Gênero e atividade docente: as dificuldades de professores homens no trabalho com crianças. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 195-212. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15266