Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação

Resumo

O presente estudo trata da docência masculina na Educação Infantil e os diferentes processos discursivos, oriundos de pais, agentes educacionais etc., que tentam mostrar a naturalização da mulher na educação e no cuidado com as crianças pequenas. O tema surgiu em meio às experiências e práticas docentes evidenciadas durante o estágio supervisionado na primeira etapa da educação básica, resultando em uma pesquisa que objetivou analisar a docência masculina na Educação Infantil a partir da compreensão teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação, sobre a problematização das ideias de infância, Educação Infantil, gênero e sexualidade. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica autores como Sayão, Ramos, Felipe, Louro, Vianna, dentre outros que problematizam essa temática. Como resultado, constatou-se que os trabalhos e pesquisas desses(as) autores(as) evidenciam que a docência masculina na Educação Infantil ainda se processa em meio a intensas discussões associadas, principalmente à mulher, à maternidade e à vocação. Nesse sentido, essas concepções acabam reforçando, ainda mais, a presença significativa das mulheres na educação e no cuidado com as crianças pequenas. Por outro lado, à docência masculina ainda continua sendo alvo de especulações e de medo por parte da sociedade e das suas instituições sociais educativas.

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Biografia do Autor

Raimundo José Pereira Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Manaus, MA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Pedagogia pela UEMA. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX).

Eliúde Costa Pereira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Manaus, MA

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Linguística do Texto e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Ensino Médio, na rede estadual de ensino do Maranhão. Professor de pós-graduação Lato sensu do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF/MA). É membro do Grupo de Estudo, Formação e Linguagem (GEFORLIN), vinculado ao Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Silva, R. J. P., & Pereira, E. C. (2022). Pensar a docência masculina na educação infantil a partir dos estudos culturais em educação. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 107-122. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15284