Professores homens na educação infantil: masculinidades, docência e desconstrução de lugares fixos

Resumo

O artigo versa sobre masculinidades e docência na Educação Infantil. A docência é uma profissão ocupada majoritariamente por por mulheres; a ínfima presença masculina na docência, principalmente na Educação Infantil, evidencia a divisão sexual do trabalho e o gênero esperado para trabalhar em creches e pré-escolas. O objeto de estudo são professores homens que exercem profissão fora do “masculino padrão” e trabalham com bebês e crianças na rede municipal da cidade de Campinas/SP. A pesquisa busca compreender o ingresso, a permanência e a atuação destes profissionais na Educação Infantil. Utilizamos a abordagem qualitativa e, como procedimento metodológico, o encontro narrativo e a revisão bibliográfica. Para melhor entendimento dos dados obtidos e posterior análise, recorremos a Bento (2011), Louro (1997; 2010), Sayão (2005), Monteiro e Altamann(2014), Finco (2013), Connell (1995), dentre outros/as autores/as. Os resultados indicam que o ingresso de homens na Educação Infantil perpassa por preconceito e estranhamento, mas também é capaz de romper expectativa de gênero na comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Cíntia De Paula Borges Menezes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas - MS

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas / MS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Menezes, C. D. P. B. (2022). Professores homens na educação infantil: masculinidades, docência e desconstrução de lugares fixos. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 74-90. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15309