A produção acadêmica brasileira sobre homens na educação infantil no período de 2019 a 2021

Resumo

A produção acadêmica sobre a docência masculina na educação infantil está crescendo e aparecendo, assim como o protagonismo de autores homens trazendo suas experiências e vozes de seus pares. Este artigo pretende colaborar para essa discussão, fundamentado em um levantamento da produção acadêmica no período de 2018 a 2021. O recorte temporal justifica-se porque a última revisão de literatura localizada em nosso levantamento corresponde ao período de 2008 a 2017. Busca-se saber que temáticas têm sido investigadas e quais problemáticas têm sido apontadas na produção acadêmica brasileira, a partir das bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Foram achadas 18 produções acadêmicas, 17 dissertações e uma tese. As temáticas foram agrupadas em três eixos: Concepções, percepções e representações sobre docência masculina em EI; Relações de gênero e docência masculina; e Trajetórias e permanências na profissão. As principais problemáticas identificadas foram reunidas em quatro categorias: estranhamento; estereótipos e preconceitos; trajetórias e estratégias; e relações de gênero.

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Biografia do Autor

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió - AL

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil e Desenvolvimento Humano". 

Claudia Denise Sacur Marques, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió - AL

Mestranda em educação pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduanda em Ensino de Educação Especial com ênfase em TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) na Faculdade FAVENI. Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH) e do Fórum Alagoano de Defesa da Educação Infantil (FADEDI).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Haddad, L., & Marques, C. D. S. (2022). A produção acadêmica brasileira sobre homens na educação infantil no período de 2019 a 2021. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 29-52. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15320