Educação e democracia no ambiente escolar

Resumo

Considerando a conjuntura atual, em que se testemunha a crise da democracia, o presente artigo busca refletir sobre os diversos significados que a palavra democracia assumiu no decorrer da história, sobre a sua importância como forma de governo e sua relação com a educação. Embora os sistemas políticos sejam regulados por instituições e normas democráticas, na prática há uma forte interferência de grandes lobbies nas decisões políticas. Diante disso, é urgente que a escola redescubra o seu papel, que é o de formar cidadãos ativos e críticos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, este artigo percorre pelas ideias de alguns pensadores, que, ao longo da história, contribuíram para a reflexão a que este trabalho se propõe: a escola como um antídoto eficaz contra a tendência populista e autoritária que tende a se instalar no âmbito dos poderes da República. Por meio da colaboração de teóricos da democracia e da educação, como Norberto Bobbio, John Dewey e Anísio Teixeira, este escrito aponta caminhos para que a escola se redescubra enquanto casa do saber e laboratório de democracia. Nesta perspectiva, há um caminho eficaz que essa instituição poderá trilhar para que se torne promotora de democracia: democratizar a sala de aula. Para isso, o professor é peça-chave. Por ser apaixonado pelo conhecimento, é capaz de promover diálogo, romper barreiras e trabalhar o respeito às diferenças.

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Biografia do Autor

Alessandra Cristina Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação (SME), Itaberaí, GO

Mestre em História da Europa Contemporânea. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Itaberaí, Goiás, Brasil.

Cléia Renata Teixeira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí - MS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí (CPNV).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Rodrigues, A. C., & Souza, C. R. T. de. (2022). Educação e democracia no ambiente escolar. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 360-378. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15417