Educação, democracia e desigualdades: A experiência educacional discente numa escola de Lauro de Freitas no primeiro ano pandêmico (2020)

  • Rubens Ferreira UFBA/UFMS
  • Merilyn Escobar de Oliveira

Resumo

Existe um debate em curso no Brasil sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus na educação brasileira. A crise institucional e política que girou em torno da existência do vírus nos primeiros meses da pandemia proporcionou uma ambiência nacional de conflito entre os governos federal, estadual e municipal, o que resultou num comportamento institucional assimétrico no setor educacional, em todo o país, no que tange à dialética educação e doença. A presente pesquisa propõe-se a analisar a experiência de implementação do ensino não presencial (remoto emergencial) em uma escola municipal baiana no primeiro ano pandêmico (2020), a partir de dois eixos:  os desafios educacionais proporcionados pela pandemia do novo coronavírus e as especificidades do corpo discente no processo de aprendizagem no primeiro ano pandêmico. Os resultados da pesquisa indicam que as disputas políticas em torno da pandemia da covid-19 impactaram negativamente o setor educacional, causando um desequilíbrio institucional nas ações da secretaria e unidade escolar. A experiência educacional discente ficou prejudicada devido ao aumento das desigualdades no município e dificuldades educacionais ligadas à tecnologia.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Ferreira, R., & Escobar de Oliveira, M. (2023). Educação, democracia e desigualdades: A experiência educacional discente numa escola de Lauro de Freitas no primeiro ano pandêmico (2020). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 22-40. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.15430
Seção
Artigos de demanda contínua