O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios

Resumo

Neste trabalho refletimos sobre o ensino de Sociologia no contexto da pandemia de Covid-19, e os potenciais de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas na efetivação do processo de ensino-aprendizado por meio remoto. Para tanto, realizamos atividades de análise e pesquisa bibliográfica, aliada a reflexões de uma experiência vivenciada por meio do acompanhamento da prática do ensino, ou seja, aulas da disciplina de Sociologia, em uma escola de ensino médio no município de Anamã-AM. Apresentamos ainda, alguns impactos do cenário de pandemia do Covid-19 na organização escolar, perpassando também pelos desafios que insurgiram e que se apresentaram principalmente aos docentes neste período. Contribuindo para possíveis soluções e/ou formas de convívio com a problemática do ensino da Sociologia em tempos de restrições de convívio e interações sociais presenciais. Por fim, refletimos sobre a adoção de novas TDICs no processo de ensino-aprendizado, e apresentando outras metodologias que podem ser utilizadas, atentando para a emergência imposta à mudança do sistema de ensino convencional.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Braga Moura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduando do curso de Especialização em Ensino de Sociologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Ana Glaúcia Seccatto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre e Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Professora substituta no curso de Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. 

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Eduardo Braga Moura, C., & Glaúcia Seccatto, A. (2022). O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 290-308. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15478
Seção
Artigos de demanda contínua