Comportamento sedentário e qualidade de vida de professores da Educação Básica

Resumo

Investigar a relação entre comportamento sedentário e qualidade de vida de professores da educação básica. Método: Estudo realizado com 142 professores de oito escolas municipais de Campo Grande/MS. Foram avaliadas características sociodemográficas, profissionais e hábitos de vida. O comportamento sedentário (tempo sentado) foi avaliado por duas questões específicas do IPAQ-versão curta e a qualidade de vida pelo WHOQOL-bref. A estatística descritiva foi empregada para caracterizar as variáveis do estudo, enquanto as comparações realizadas com a aplicação dos testes de Wilcoxon, Friedman e Mann Whitney. Resultados: Os professores passam em média 270 minutos (±176,5) sentados em um dia de semana e 360 minutos (±239,1) em um dia de final de semana. Quase metade dos docentes não avaliou sua qualidade de vida de forma positiva (47,9%). Maiores escores de qualidade de vida foram encontrados em docentes com experiência profissional superior a 14 anos (p=0,025), que lecionam por até 20 horas semanais (p=0,020) e passam menos tempo sentados em um dia de semana (p=0,006). Conclusão: O excessivo tempo sentado foi associado com pior qualidade de vida entre os professores da educação básica. Diante disso, intervenções voltadas à diminuição do comportamento sedentário e promoção da qualidade de vida são demandas da população investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildiney Penaves de Alencar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS

Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente na Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande/MS. Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN EAD). Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (CEPAFS) da UFMS.

Joel Saraiva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS

Doutor em Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do Curso de Educação Física e líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (CEPAFS) da UFMS. 

Fabiana Maluf Rabacow, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande - MS

Doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora e docente do Curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Elenir Rose Jardim Cury, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (PPGSD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Alexandra Maria Almeida Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS

Doutora em Biosystems Engineering and Environmental Science pela Universidade do Tennessee (UTK), Knoxville, Tennessee, Estados Unidos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (PPGSD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ALENCAR, Gildiney Penaves de; RABACOW, Fabiana Maluf; CARVALHO, Alexandra Maria Almeida. Fatores associados à prática insuficiente de atividade física em professores escolares brasileiros: um estudo de revisão integrativa. Multitemas, v. 26, n. 62, p. 103-124, 2021. DOI https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.3005

ALENCAR, Gildiney Penaves de; OTA, Gabril Elias; BARBOSA NETO, Lúcio; FERREIRA, Joel Saraiva; BASILIO, Priscilla Gois. Fatores associados aos sintomas osteomusculares e à prática de atividade física em professores da educação básica de Campo Grande/MS. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, e29211629153, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29153

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MARQUES, Renato. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/edicoes-each/qualidade_vida.pdf

BAMPI, Luciana Neves da Silva; BARALDI, Solange; GUILHEM, Dirce; ARAÚJO, Marina Pereira de; CAMPOS, Ana Carolina de Oliveira. C. O. Qualidade de vida de estudantes de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 2, p. 217-225, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/SDHzbdxpJ5ykdjndnYgqZ4K/abstract/?lang=pt

BARBOSA, Rose Elizabeth Cabral; FONSECA, Giovanni Campos. Prevalência de tabagismo entre professores da Educação Básica no Brasil, 2016. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, supl. 1, p. 1-15, 2019. DOI https://doi.org/10.1590/0102-311X00180217

BOGAERT, Inge; MARTELAER, Kristine de; DEFORCHE, Benedita; CLARYS, Peter; ZINZEN, Evert. Associations between different types of physical activity and teachers’ perceived mental, physical, and work-related health. BMC Public Health, v. 14, n. 534, p. 1-9, 2014. DOI https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-534

BRODÁNI, Jaroslav; ŽIŠKOVÁ, Ivana. Quality of life and physical activity of kindergarden teachers. Physical Activity Review, v. 3, n.1, p. 11-21, 2015. DOI http://doi.org/10.16926/par.2015.01.02

ÇAKMAKÇI KARADOĞAN, Dilek; ÖNAL, Özgür; SAY ŞAHIN, Deniz; YAZICI, Sonnur; KANBAY, Yalçin. Evaluation of school teachers’ sociodemographic characteristics and quality of life according to their cigarette smoking status: a cross-sectional study from the eastern Black Sea region of Turkey. Tuberk Toraks, v. 65, n. 1, p. 18-24, 2017. DOI https://doi.org/10.5578/tt.48618

CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Prevalence and predictors of Burnout Syndrome among public elementary school teachers. Análise Psicológica, v. 37, n. 2, p. 135-146, 2019. DOI https://doi.org/10.14417/ap.1471

CELIS-MORALES, Carlos; LYALL, Donald; WELSH, Paul; ANDERSON, Jana; STEELL, Lewis; GUO, Yibing; MALDONADO, Reno; MACKAY, Daniel; PELL, Jill; SATTAR, Naveed; GILL, Jason. Association between active commuting and incident cardiovascular disease, cancer, and mortality: prospective cohort study. BMJ Journals, v. 357, n. j1456, p. 1-7, 2017. DOI https://doi.org/10.1136/bmj.j1456

CORTEZ, Pedro Afonso; SOUZA, Marcus Vinícius Rodrigues; AMARAL, Laura Oliveira; SILVA, Luiz Carlos Avelino. A saúde docente no trabalho: apontamentos a partir da literatura recente. Cadernos Saúde Coletiva, v. 25, n. 1, p. 113-122, 2017. DOI http://doi.org/10.1590/1414-462x201700010001

COSTA, Domingos Sávio da. Qualidade de vida dos profissionais de Educação Física da Rede Pública de Campo Grande, MS. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Católica Dom Bosco, 2008. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8077-qualidade-de-vida-dos-profissionais-de-educacao-fisica-da-rede-publica-de-campo-grande-ms.pdf

DELCOR, Núria Serre; ARAÚJO, Tânia; REIS, Eduardo; PORTO, Lauro; CARVALHO, Fernando; SILVA, Manuela Oliveira e; BARBALHO, Leonardo; ANDRADE, Jonathan Moura de. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, n. 1, p. 187-196, 2004. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000100035

DELFINO, Leandro Dragueta; TEBAR, William Rodrigues; TEBAR, Fernanda Caroline Staquecini Gil; SOUZA, Jefferson Marinho de; ROMANZINI, Marcelo; FERNANDES, Rômulo Araújo; CHRISTOFARO, Diego Giulinao Destro. Association between sedentary behavior, obesity and hypertension in public school teachers. Industrial Health, Early Publication, January 31, 2020. DOI https://doi.org/10.2486/indhealth.2019-0170

DEMPSEY, Paddy; MATTHEWS, Chuck; DASHTI, Ghazaleh; DOHERTY, Aiden; BERGOUIGNAN, Audrey; VAN ROEKEL, Eline; DUNSTAN, David; WAREHAM, Nicholas; YATES, Thomas; WIJNDAELE, Katrien; LYNCH, Brigid. Sedentary behavior and chronic disease: mechanisms and future directions. Journal of Physical Activity and Health, v. 17, n. 1, p. 52-61, 2020. DOI https://doi.org/10.1123/jpah.2019-0377

DIAS, Douglas Fernando; LOCH, Mathias Roberto; GONZÁLEZ, Alberto Durán; ANDRADE, Selma Maffei de; MESAS, Arthur Eumann. Atividade física insuficiente no tempo livre e fatores ocupacionais em professores de escolas públicas. Revista de Saúde Pública, v. 51, n. 68, p. 1-10, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006217

EKELUND, Ulf; STEENE-JOHANNESSEN, Jostein; BROWN, Wendy; FAGERLAND, Morten Wang; OWEN, Neville; POWELL, Kenneth; BAUMAN, Adrian; I-MIN, Lee. Does physical activity attenuate, or even eliminate, the detrimental association of sitting time with mortality? A harmonised meta-analysis of data from than 1 million men and women. The Lancet, v. 388, n. 10051, p.1302-1310, 2016. DOI https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)30370-1

FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria da; COSTA-OLIVEIRA, Angelo Roncalli da. Fatores Associados à Prevalência de Sintomas Osteomusculares em Professores. Revista de Salud Pública, v. 11, n. 2, p. 256-267, 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S0124-00642009000200010

FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria da; FAGUNDES, Ana Angelica Ribeiro. Impacto da sintomatologia osteomuscular na qualidade de vida de professores. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 14, n. 2, p. 276-84, 2011. DOI http://doi.org/10.1590/S1415-790X2011000200009

FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria da. Impact of the psychosocial aspects of work on the quality of life of teachers. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 31, n. 1, p. 15-20, 2009. DOI http://doi.org/10.1590/S1516-44462009000100005

FLECK, Marcelo; LOUZADA, Sérgio; XAVIER, Marta; CHACHAMOVICH, Eduardo; VIEIRA, Guilherme; SANTOS, Lyssandra; PINZON, Vanessa. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref”. Revista de Saúde Pública, v. 34, n. 2, p.178-183, 2000. DOI http://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012

GARDINER, Paul; HEALY, Genevieve; EAKIN, Elizabeth; CLARK, Bronwyn; DUNSTAN, David; SHAW, Jonathan; ZIMMET, Paul; OWEN, Neville. Associations between television viewing time and overall sitting time with the metabolic syndrome in older men and women: the Australian Diabetes, Obesity and Lifestyle study. Journal of the American Geriatrics Society, v. 59, n. 5, p. 788-796, 2011. DOI https://doi.org/10.1111/j.1532-5415.2011.03390.x

GUIMARÃES, Juliana Regina Silva; FOLLE, Alexandra; NASCIMENTO, Raquel Krapp. Qualidade de vida de professores: análise da produção científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 01-21, 2020. DOI https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62063

HUSE, Oliver; PALERMO, Clara; EVANS, Mônica; PEETERS, Anna. Factors influencing healthy eating and physical activity amongst school staff. Health Promotion International, v. 35, n.1, p. 123–131, 2020. DOI https://doi.org/10.1093/heapro/day100

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica

KAULFUSS, Marco Aurélio; BORUCHOVITCH, Evely. Atribuições causais de professores para o sucesso e o fracasso em ensinar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 321-328, 2016. DOI https://doi.org/10.1590/2175-353920150202974

LIMA, Dartel Ferrari; LIMA, Lohran Anguera; SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBAUS, Claus Dieter. Revisão sistemática de revisões de literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 9, n. 19, p. 159-174, 2022. DOI https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.12978

MATSUDO, Sandra; ARAUJO, Timóteo; MATSUDO, Victor; ANDRADE, Douglas; ANDRADE, Erinaldo; OLIVEIRA, Luis Carlos; BRAGGION, Glaucia. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 6, n. 2, p. 5-18, 2001. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/931

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Qualidade de vida e saúde como valor existencial. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, n. 7, p. 1-2, 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000700001

OLIVEIRA, Daniel Vicentini de; LIMA, Maria do Carmo Correia; OLIVEIRA, Gustavo Vinicius do Nascimento; BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes; NASCIMENTO JÚNIOR, José Roberto Andrade do; CAVAGLIERI, Cláudia Regina. O comportamento sedentário é um fator interveniente na prática de atividade física no idoso? Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 4, p. 487-494, 2018. DOI https://doi.org/10.1590/1981-22562018021.180091

OLIVEIRA, Tiago Fernandes; LINS, Vinicius Luis de; SILVA, Rosana Marques; FONTOURA, Léia Viviane. Qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre professores de escola pública e privada. Psicologia Argumento, v. 34, n. 85, p. 104-119, 2016. DOI https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.085.AO02

OWEN, Neville; SPARLING, Phillip; HEALY, Geneviève; DUNSTAN, David; MATTHEWS, Charles. Sedentary behavior: Emerging evidence for a new health risk. Mayo Clinic Proceedings, v. 85, n. 12, p. 1138-1141, 2010. DOI https://doi.org/10.4065/mcp.2010.0444

PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; ANDRADE, Rubian; LOPES, Adair da Silva. O trabalho docente e a qualidade de vida dos professores na educação básica. Revista de Salud Pública, v. 16, n. 2, p. 221-231, 2014. DOI https://doi.org/10.15446/rsap.v16n2.36484

PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; LOPES, Adair da Silva. Qualidade de vida de professores de educação básica do município de Florianópolis, SC, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, n. 7, p. 1963-1970, 2013. DOI http://doi.org/10.1590/S1413-81232013000700011

PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SANTOS, Anderlei. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 2, p. 241-250, 2012. DOI https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200007

REIS, Eduardo Borges dos; ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins; BARBALHO, Leonardo; SILVA, Manuela Oliveira e. Docência e exaustão emocional. Educação e Sociedade, v. 27, n. 94, p. 229-253, 2006. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100011

REZENDE, Leandro Fornias Machado de; REY-LÓPEZ, Juan Pablo; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; LUIZ, Olinda do Carmo. Sedentary behavior and health outcomes among older adults: A systematic review. BMC Public Health, v. 14, n.1, p. 333, 2014. DOI https://doi.org/10.1186/1471-2458-14-333

ROCHA, Betânia Morais Cavalcanti; GOLDBAUM, Moisés; CÉSAR, Chester Luiz Galvão; STOPA, Sheila Rizzato. Comportamento sedentário na cidade de São Paulo: ISA-Capital 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, n. 1, p.1-15, 2019. DOI https://doi.org/10.1590/1980-549720190050

ROCHA, Saulo Vasconcelos; SQUARCINI, Camila; CARDOSO, Jefferson Paixao; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Características ocupacionais e estilo de vida de professores em um município do nordeste brasileiro. Revista de Salud Pública, v. 18, n. 2, p. 214-225, 2016. DOI http://doi.org/10.15446/rsap.v18n2.47636

SALDIVA, Paulo Hilário Nascimento; VERAS, Mariana. Gastos públicos com saúde: breve histórico, situação atual e perspectivas futuras. Estudos Avançados, v. 32, n. 92, p. 47-61, 2018. DOI https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180005

SANTOS, Stephanie Mayra de Moraes; MAIA, Emanuella Gomes; CLARO, Rafael Moreira; MEDEIROS, Adriane Mesquita. Limitação do uso da voz na docência e a prática de atividade física no lazer: Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, supl. 1, p. 1-12, 2019. DOI https://doi.org/10.1590/0102-311X00188317

SCHEE, Carolyn Vander; GARD, Michael. Healthy, happy and ready to teach, or why kids can’t learn from fat teachers: the discursive politics of school reform and teacher health. Critical Public Health, v. 24, n. 2, p. 210-225, 2014. DOI https://doi.org/10.1080/09581596.2013.828152

SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, n. 2, p. 580-588, 2004. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000200027

SILVA, Júnior Vagner Pereira da; NUNEZ, Paulo Ricardo Martins. Qualidade de vida, perfil demográfico e profissional de professores de Educação Física. Pensar a prática, v. 12, n. 2, p. 1-11, 2009. DOI https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.3795

SILVA, Rosângela Ramos Veloso; MOREIRA, Alexandra Dias; MAGALHÃES, Tatiana Almeida; VIEIRA, Marta Raquel Mendes; HAIKAL, Desirée Sant’Ana. Fatores associados à prática de atividade física entre professores do nível básico de ensino. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, e3037, 2019. DOI https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i13037

SOUZA, José Carlos; COSTA, Domingos Sávio da. Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de Educação Física. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 60, n. 1, p. 23-27, 2011. DOI https://doi.org/10.1590/S0047-20852011000100005

SOUZA, Kátia Reis; SANTOS, Maria Blandina Marques dos; PINA, José Augusto; MARIA, Amabel Bianca Vial; CARMO, Maria Auxiliadora; JENSEN, Mirdney. A trajetória do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) na luta pela saúde no trabalho. Ciência e Saúde Coletiva, v. 8, n. 4, p. 1057-1068, 2003. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-81232003000400027

STROMQUIST, Nelly. The global status of teachers and the teaching profession. Education International: Brussels, 2018. Disponível em: https://www.ei-ie.org/en/item/25722:the-global-status-of-teachers-and-the-teaching-profession

THE WORLD HEALTH ORGANIZATION QUALITY OF LIFE GROUP. Division of Mental Health and Prevention of Substance Abuse. Measuring quality of life. Geneva: World Health Organization, 1997. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/63482

THOMPSON, Greg. The global report on the status of teachers 2021. Education International: Brussels, 2021. Disponível em: https://www.ei-ie.org/en/item/25403:the-global-report-on-the-status-of-teachers-2021

UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development. Nova York: United Nations, 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda

VIEIRA, Maria Clarisse; CRUZ, Karla Nascimento. A produção sobre a educação da mulher na educação de jovens e adultos. Educação, v. 42, n. 1, p. 45-56, 2017. DOI http://doi.org/10.5902/1984644420116

VIEIRA, Valéria Rieger; SILVA, Júnior Vagner Pereira da. Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros: revisão sistematizada. Revista Pensar a Prática, v. 22, n. 1, p. 1-22, 2019. DOI https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54448

WALTERMANN, Martha Eliana; MARTINS, Maria Isabel Morgan; GEDRAT, Dóris. Felicidade e trabalho na percepção dos professores do ensino superior: revisão integrativa. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 09, n. 19, p. 175-194, 2022. DOI https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13472

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global action plan on physical activity 2018–2030: more active people for a healthier world. Geneva: World Health Organization, 2018b. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/272722

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on alcohol and health 2018. Geneva: World Health Organization, 2018c. Disponível em: https://www.who.int/publications-detail-redirect/9789241565639

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical activity: Fact Sheet of 23 February 2018. Geneva: World Health Organization, 2018a. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Programme on Mental Health. WHOQOL-bref: introduction, administration, scoring and generic version of the assessment. Field Trial Version. Geneva: World Health Organization, 1996. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/63529

Publicado
2022-05-27
Como Citar
Alencar, G. P. de, Ferreira, J. S., Rabacow, F. M., Cury, E. R. J., & Carvalho, A. M. A. (2022). Comportamento sedentário e qualidade de vida de professores da Educação Básica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 339-359. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15515