Narrativas docentes na Pandemia em 2020: desafios, aprendizagens e subjetividades

  • Juliane de Sousa Silva Muraro Universidade Estadual Paulista-FCT-Campus Presidente Prudente
  • Alberto Albuquerque Gomes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Resumo

O artigo se baseia num conjunto de excertos extraídos de cartas recebidas de docentes da educação básica da rede pública estadual paulista no ano de 2021. Assim, apresentaremos uma reflexão sobre os desafios, as aprendizagens e as subjetividades docentes no contexto da pandemia no ano de 2020. Como procedimentos, enviamos a um conjunto de professores da educação básica, uma carta na qual solicitamos que nos relatassem como eles têm enfrentado o quadro desenhado pela pandemia da Covid-19, que tem atingido toda a sociedade, inclusive a escola. Pedimos que nos detalhassem o impacto desse novo normal, sentimentos derivados disso, as ações empreendidas ao lidar com este novo contexto e suas impressões sobre como gestores da escola e do estado têm administrado tais questões. Alguns dos relatos contidos nas cartas apontaram os seguintes aspectos: 1. a surpresa e insegurança entre os professores; 2. a resiliência e empatia que têm caracterizado as ações dos professores dessa escola para o acolhimento mútuo e dos pais e estudantes os quais têm sido duramente atingidos; 3. várias dificuldades têm sido verificadas para lidar com instrumentos tecnológicos que não faziam parte do cotidiano dos professores; 4. expectativas favoráveis para o desfecho dessa pandemia e práticas futuras no contexto escolar. Concluímos que foram muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores ao lidarem com o processo de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia, porém tais obstáculos foram superados, de modo que reafirmou-se a importância do papel docente e da escola como espaço de trocas e de difusão do saberes.  

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Referências

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Muraro, J. de S. S., & Albuquerque Gomes, A. (2023). Narrativas docentes na Pandemia em 2020: desafios, aprendizagens e subjetividades. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 6-21. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15592
Seção
Artigos de demanda contínua