Desafios da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas municipais da cidade de Alfenas-MG

Resumo

O presente artigo busca relatar quais são os desafios encontrados pelos professores de apoio em ambiente escolar (PAAE) e os professores do atendimento educacional especializado (AEE), com o intuito de verificar como tem ocorrido o processo de inclusão dos alunos Público-Alvo da Educação Especial na educação básica, sobretudo no Ensino Fundamental I, das escolas municipais da cidade de Alfenas-MG. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, com viés qualitativo, tendo como método de coleta de dados a entrevista e aplicação de questionários. Participaram do estudo (n=20) professores, dentre PAAE e professores do AEE distribuídos em cinco escolas municipais da cidade de Alfenas-MG. A análise de conteúdo possibilitou a identificação de três categorias temáticas: 1. Falta de recursos para o atendimento dos alunos com deficiência; 2. A falta de apoio e a não aceitação da família; 3. O despreparo de profissionais de Educação para o atendimento dos alunos com deficiência. A pesquisa evidenciou que mesmo com tantas legislações em prol da Educação Inclusiva, ainda assim, nos deparamos com barreiras que permeiam a realidade das instituições escolares, que perpassam o pedagógico, mas que ainda necessitam de ações que ampliem os recursos à acessibilidade para que, de fato, o processo de escolarização dos alunos com deficiência possa se dar com mais equidade. 

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Biografia do Autor

Maria Cristina da Silva, UNIFENAS/Docente

Graduada em Letras. Especialista em Educação Especial. Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária.

Sandra de Souza Alves, UNIFENAS/Docente

Graduada em Administração, Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária.

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Publicado
2023-01-31
Como Citar
Santos, A. C. S., da Silva, M. C., & de Souza Alves, S. (2023). Desafios da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas municipais da cidade de Alfenas-MG. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 243-263. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.15777
Seção
Artigos de demanda contínua