Método CCCP de orientação de estudos

Resumo

O autor relata experiência docente na qual constatou a preocupação dos alunos com o desempenho acadêmico. A partir de sua experiência na elaboração de provas, desenvolveu método de orientação de estudos, que indica quais os itens são comumente mais arguidos nas provas, podendo ser utilizado em várias disciplinas. Os estudos devem ser conduzidos para a assimilação de Conceitos, Características, Classificações, Comparações e Provas (exemplos e contas). O nome CCCP foi adotado como estratégia mnemônica para facilitar a memorização. A utilização do Método CCCP favorece a obtenção de bons resultados nas notas, com boas consequências para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Ribeiro Pereira, Fadir-UFMS/Acadêmico

MSc., Eng., Acadêmico de Direito na UFMS. Ex-Professor Universitário e de Ensino Técnico. Servidor público federal.

Referências

AMIRYOUSEFI, Mohammad; KETABI, Saeed. Mnemonic Instruction: A Way to Boost Vocabulary Learning and Recall. Journal of Language Teaching and Research, Londres, v.2, n.1, p.178-182. 2001 Disponível em: https://www.academypublication.com/issues/past/jltr/vol02/01/23.pdf Acesso em: 15 maio 2022.

BALLESTER, Margarita. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003 apud SILVA, Danilo Scherre Garcia da; MATOS, Poliana Michetti de S. Matos; ALMEIDA, Daniel Manzoni de. Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão. Cadernos de Educação, Pelotas, v.47, n.1, p.73-84. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i47.4651 Acesso em: 30 abr. 2022

BOLLELA, Valdes Roberto; BORGES, Marcos de Carvalho; TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Testes de Múltipla Escolha e a Composição de Exames. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v.42, n.4, p.74 – 85, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20160065 Acesso em: 14 maio 2022.

BZUNECK, José Aloyseo; SILVA, Rosângela. O problema da ansiedade nas provas: Perspectivas contemporâneas. Semina, Londrina, v.10, n.3, p. 195-201. 1989. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/viewFile/9184/7886 Acesso em: 30 abr. 2022

CALIATTO, Susana Gakyia.; ALMEIDA, Leandro da Silva. Aprendizagem e rendimento acadêmico no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1855-1876, out./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12670 Acesso em: 15 maio 2022.

CARACTERÍSTICA In: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa [on line]. Porto: Porto Editora. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ Acesso em: 30 abr. 2022

CARVALHO, Patrícia da Silva. Hábitos de estudo e sua influência no rendimento escolar. 2012.164 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/61014259.pdf Acesso em 14 maio 2022.

CLASSIFICAÇÃO In: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa [on line]. Porto: Porto Editora. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ Acesso em: 30 abr. 2022

COIMBRA, Camila Lima; SILVA, Leonardo Barbosa e; COSTA, Natália Cristina Dreossi. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. e228764, 2021. DOI: 10.1590/S1678-4634202147228764. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186951. Acesso em: 15 maio. 2022.

COMPARAÇÃO In: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa [on line]. Porto: Porto Editora. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ Acesso em: 30 abr. 2022

CONCEITO In: Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa [on line]. Porto: Porto Editora. Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ Acesso em: 30 abr. 2022

CORDEIRO, Gilberto Nunes; CORDEIRO, Técia Maria Santos Carneiro e. Métodos de avaliação no processo ensino aprendizagem numa escola do interior do nordeste. Revista Diálogos Interdisciplinares, Mogi das Cruzes, v.6, n.1, p.68-85. 2017. Disponível em: https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/233 Acesso em: 30 abr. 2022

COSTA, António Firmino da; LOPES, João Teixeira; CAETANO, Ana; RODRIGUES,

Eduardo Alexandre. Um modelo teórico e metodológico: análise do sucesso, insucesso e abandono no ensino superior. In: COSTA, António Firmino da; LOPES, João Teixeira; CAETANO, Ana (Org.). Percursos de estudantes no ensino superior: fatores e processos de sucesso e insucesso. Portugal: Mundos sociais, 2015 apud DUARTE, Tarcísia Carolina Roberto Silva; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Desempenho Acadêmico: Percepções de Discentes do Curso de Física de uma Universidade Mineira. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, v.9, n.1, p.1-24, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/download/8660787/28454 Acesso em: 08 maio 2022.

DONOGHUE, Gregory M.; HATTIE, John A. C. A Meta-Analysis of Ten Learning Techniques. Frontiers in Education, Lausanne, v.6, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/feduc.2021.581216 Acesso em: 5 maio 2022

DUARTE, Tarcísia Carolina Roberto Silva; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Desempenho Acadêmico: Percepções de Discentes do Curso de Física de uma Universidade Mineira. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, v.9, n.1, p.1-24, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/download/8660787/28454 Acesso em: 08 maio 2022.

DUNLOSKY, John.; RAWSON, Katherine A.; MARSH, Elizabeth J.; NATHAN, Mitchell J.; WILLINGHAM, Daniel T. Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques: Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology. Psychological Science in the Public Interest, Washington DC, v.14, n.1, p.4–58, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1529100612453266 Acesso em: 30 abr. 2022

GALVÃO, Afonso; CÂMARA, Jacira; JORDÃO, Michelle. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 93, n. 235, p. 627-644, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/gjHbgzYwHTj3CqjJVBPdBDM/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 abr. 2022

GRANJA, Veruska de Araújo Vasconcelos. Tendências de sucesso no percurso acadêmico do alunado na UFRN. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14563. Acesso em: 08 maio 2023.

İLÇIN, Nursen; TOMRUK, Murat; YEŞILYAPRAK, Sevgi Sevi; KARADIBAK, Didem; SAVCI, Sema The relationship between learning styles and academic performance in Turkish physiotherapy students. BMC Medical Education, Londres, v.1, p.291-7, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-018-1400-2 Acesso em: 30 abr. 2022

KANDEL, Eric R. The molecular biology of memory storage: a dialogue between genes and synapses. Science, New York, v.294, n.5544, p.1030–1038. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.1067020 Acesso em 15 maio 2022.

MIRANDA, Gilberto José; LEMOS, Karine Custódio da Silva; OLIVEIRA, Allana Santos de; FERREIRA, Mônica Aparecida. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 20, p. 175-209, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283719584_Determinantes_do_Desempenho_Academico_na_Area_de_Negocios Acesso em: 14 maio 2022.

NUGENT, Paul D. Reductionism in Everyday Life, Technology, and Science: An Exploration of What is Concealed and Revealed in Practice. Systemics, Cybernetics and Informatics, Caracas, v.16, n.4, p. 47-51. 2018. Disponível em: https://www.iiisci.org/journal/PDV/sci/pdfs/IP056LL18.pdf Acesso em: 25 out. 2022.

PEREIRA, Alfredo Ribeiro. Método CCCP de orientação de estudos. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, IV, 2022, São Paulo. Anais eletrônicos São Paulo, Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação – Sofie, 2022, pp.41-3. Disponível em: https://910eb3ab-3d7a-4bfd-b9a9-0c0593bd119b.filesusr.com/ugd/a2a05e_541630cd82ce4902ad60bc8e0609bebc.pdf Acesso em: 25 out. 2022.

PRADO DE SOUSA, Clarilza. Descrição de uma trajetória na/da avaliação. In: CONHOLATO, Maria Conceição. (Org.). Idéias 30. Sistemas de avaliação educacional. São Paulo: FTD: Diretoria de Projetos Especiais, 1998 apud RIBEIRO, Benvinda Barros Dourados. A função social da avaliação escolar e as políticas de avaliação da educação básica no Brasil nos anos 90: breves considerações. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, Goiânia, v.27, n.2, p. 127-142, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v27i2.1530 Acesso em: 30 abr. 2022

RIBEIRO, Benvinda Barros Dourados. A função social da avaliação escolar e as políticas de avaliação da educação básica no Brasil nos anos 90: breves considerações. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, Goiânia, v.27, n.2, p. 127-142, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v27i2.1530 Acesso em: 30 abr. 2022

SILVA, Mara Danielly Mendonça; MARRA, Adriana Ventola; SANTOS, Nayara Kelly Ferreira dos. Identificação e Desempenho Acadêmico: o olhar dos estudantes. Revista GUAL, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 117-138, setembro-dezembro 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e79120 Acesso em: 15 maio 2022.

SILVA, Danilo Scherre Garcia da; MATOS, Poliana Michetti de S. Matos; ALMEIDA, Daniel Manzoni de. Métodos Avaliativos no Processo de Ensino e Aprendizagem: uma revisão. Cadernos de Educação, Pelotas, v.47, p.73-84. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i47.4651 Acesso em: 30 abr. 2022

SANTOS, Márcia Juliana da Cunha dos; VINHEMA, Estela Maria dos Santos Ramos; ANTONELLI, Ricardo Adriano; MEURER, Alison Martins. Desempenho Acadêmico e Características Sociodemográficas, Comportamentais, Psicológicas e de Formação Docente: Análise de Alunos Portugueses da Área de Negócios. Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 192-220, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/download/5286/3122 Acesso em: 14 maio 2022.

TEDESCO, Maria Luiza de Lima; NANNI, Sueli Medeiros. Avaliação da Aprendizagem como Fator de Inclusão na Educação de Jovens e Adultos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ, XII., 2015, Guarujá. Anais eletrônicos [...] Disponível em: https://www.unaerp.br/documentos/1866-avaliacao-da-aprendizagem-como-fator-da-inclusao/file Acesso em: 30 abr. 2022

VASCONCELOS, Rosa Maria; ALMEIDA, Leandro da Silva; MONTEIRO, Silvia Correia. Métodos de Estudo em Alunos do 1º Ano da Universidade. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.9, n.2, p.195-202. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200002 Acesso em: 15 maio 2022.

ZABALZA, Miguel A. Os professores. Revista Pátio, v. 6, n. 22, p. 15-20, jul./ago. 2002. Apud GALVÃO, Afonso; CÂMARA, Jacira; JORDÃO, Michelle. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 93, n. 235, p. 627-644, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/gjHbgzYwHTj3CqjJVBPdBDM/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 abr. 2022.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
Pereira, A. R. (2023). Método CCCP de orientação de estudos. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 361-374. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.15817
Seção
Artigos de demanda contínua