A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores

Resumo

A síndrome do impostor é um transtorno psicológico vinculado às experiências de dúvida doentia manifestada por pessoas que percebem o sucesso como acidental. É baseada na impressão de camuflar o medo de ver a suposta incompetência descoberta. A intensificação do problema tende de arrastar comorbidades e suas consequências. Apesar de sua alta prevalência, há poucas informações sobre a natureza dessa síndrome e a oferta de ferramentas preventivas. Este ensaio teórico pretende ampliar a compreensão da dimensão cognitiva manifestada por professores impostores, destacando o sofrimento emocional e a autoimagem negativa associada à essa síndrome; ampliando a conscientização desse transtorno e fornecendo rotas de enfrentamento, baseadas na (re)educação das manifestações da síndrome; no fortalecimento de um estilo racional de (re)pensar a docência diante os fracassos; na redução de atitudes comparativas de busca de aprovação externa; no estabelecimento de formas mais realista de prever as metas do desempenho acadêmico e na autoaceitação incondicional de si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari Lima, Western Paraná State University - Brazil

Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Tutor EaD; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Referências

AUSTIN, Chammie; CLARK, Eddie; ROSS, Michael; TAYLOR, Mattweus. Impostorism as a mediator between survivor guilt and depression in a sample of African American college students. College Student Journal, London, v. 43, n. 4, p. 1094–1109, 2009.

BEGENY, Christopher; RYAN, Michelle; MOSS-RACUSIN, Corinne; RAVETZ, Gudrun. In some professions women have become well-represented, yet gender bias persists–perpetuated by those who think it is not happening. Sci. Adv., Washington DC, v. 6, n. 26, p. eaba7814, 2020.

BERNARD, Donte; JONES, Shawn; VOLPE, Vanessa. Impostor Phenomenon and Psychological Well-Being: The Moderating Roles of John Henryism and School Racial Composition Among Black College Students. J Black Psychol., Columbus, v 46, n. 2-3, p, 195-227, 2020.

BRAVATA, Dena; WATTS, Sharon; KEEFER, Autumm; MADHUSUDHAN, Divya; TAYLOR, Katie; CLARK, Dani; NELSON, Ross; COKLEY, Kevin; HAGG, Heather. Prevalence, Predictors, and Treatment of Impostor Syndrome: a Systematic Review. J Gen Intern Med. Rockville Pike, v. 35, n. 4, p. 1252–1275, 2020.

CADER, F Aauchar; GUPTA, Aamisha; HAN, Janet; NASRIEN E. Ibrahim; GINA Lundberg; AMBREEN Mohamed; TONIYA, Singh. How Feeling Like an Imposter Can Impede Your Success. JACC Case Rep., Washington DC, v. 3, n. 2, p. 347-349, 2021.

CHRISMAN, Sabine; PIEPER, W.; CLANCE, Pauline; HOLLAND, Clark; GLICKAUF-HUGHES, Cheryl. Validation of the clance imposter phenomenon scale. J. Pers. Assess., London, v. 65, n. 3, p. 456–467, 1995.

CHROUSOS, George; MENTIS, Alexios Fotios; DARDIOTIS, Efthimios. Focusing on the neuro-psycho-biological and evolutionary underpinnings of the imposter syndrome. Front. Psychol., Lausanne, v. 11, n. 1553, p. 1-4, 2020.

CLANCE, Pauline Rose; IMES, Suzanne Ament. A. The impostor phenomenon in high-achieving women: dynamics and therapeutic intervention. Psychotherapy. Theory, Research and Practice, New York, v. 15, n. 3, p. 241–247, 1978.

ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente: a sala de aula e saúde dos professores. Bauru: Edusc, 1999.

FEENSTRA, Sanne; BEGENY, Christopher; RYAN, Michelle; RINK, Floor; STOKER, Janka; JORDAN, Jennefer. Contextualizing the Impostor "Syndrome". Front Psychol. Lausanne, v. 11, n. 575024, p. 1-5, 2020.

FERRARI, Joseph; THOMPSON, Ted. Impostor fears: Links with self-perfection concerns and self-handicapping behaviours. Pers. Individ. Dif., London, v. 40, n. 2, p. 341-352, 2006.

FRENCH, Brian; ULLRICH-FRENCH, Sarah; FOLLMAN, Deborah. The psychometric properties of the clance impostor scale. Pers. Individ. Dif., London, v. 44, n. 5, p. 1270–1278, 2008.

GHORBANSHIRODI, Shohreh. The Relationship between Self-Esteem and Emotional Intelligence with Imposter Syndrome among Medical Students of Guilan and Heratsi Universities. Journal of Basic and Applied Scientific Research, Warsaw, v. 2, n. 2, p. 1793-1802, 2012.

HENNING, Kris; EY, Sydney; SHAW, Darlene. Perfectionism, the impostor phenomenon and psychological adjustment in medical, dental, nursing and Pharmacy students. Medical Education, Oxford, v. 32, n. 5, p. 456-464, 1998.

HOSOGOSHI, Hiroki; KODAMA, Masahiro. Examination of psychological well-being and subjective well-beingin defensive pessimists. Japanese Journal of Psychology, Tokyo, v. 77, p. 141–148, 2006.

KELLY, William. E.; KELLY, Kathryn; BROWN, Franklin; KELLY, Hillary. Gender differences in depression among college students: a multi-cultural perspective. College Student Journal, Mobile, v. 33, n. 1, p. 72–76, 1999.

LEONHARDT, Mona; BECHTOLDT, Myrian; ROHRMANN, Sonja. All Impostors Aren't Alike - Differentiating the Impostor Phenomenon. Front Psychol., Brussels, v. 8, n. 1505, 2017.

LIMA, Dartel Ferrari. O Caso dos Exploradores de Cavernas: uma perspectiva da fisiologia humana em condições extremas. Espaço Acadêmico, Maringá, n. 20, p. 151-156, 2018.

LIMA, Dartel Ferrari; LIMA, Lohran Anguera; SAMPAIO, Adelar Aparecido. Análise da imagem e da condição de saúde de professores no Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, Naviraí, v. 7, n. 15, p. 94-101, 2020.

LIMA, Dartel Ferrari; MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 28, p. 191-206, 2012.

MAINALI, Sumina. Being an Imposter: Growing Out of Impostership. JNMA J Nepal Med Assoc., Khatmandu, v. 58, n. 232, p. 1097-1099, 2020.

MALACARNE, Vilmar; STRIDER, Dulce Maria; LIMA, Dartel Ferrari. Ética, ciência e formação de professores: a escola na sociedade contemporânea. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p.51-66, 2011. |

MARTINS, Elita Betânia de Andrade; SCHMITT, Juliana Campos; ALVES, Alessandra Maia Lima. A Saúde docente: o possível impacto das condições de trabalho no ensino remoto emergencial. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 28, n. 2, p. 508-533, 2022.

MEURER, Alison Martins; COSTA, Flaviano. Eis o melhor e o pior de mim: fenômeno impostor e comportamento acadêmico na área de negócios. R. Cont. Fin., São Paulo, v. 31, n. 83, p. 348-363, 2020

NEUREITER, Mirjam; TRAUT-MATTAUSCH, Eva. Inspecting the Dangers of Feeling like a Fake: An Empirical Investigation of the Impostor Phenomenon in the World of Work. Front Psychol., Brussels, v.6, n. 7, p. 1445-1454, 2016.

NOREM, Julie. Defensive Pessimism, Anxiety, and the Complexity of Evaluating Self-Regulation. Social and Personality Psychology Compass, Purdue, v. 2, n. 1, p. 121–134, 2008.

PRATA, John; GIETZEN, Jonathon. The Impostor Phenomenon in Physician Assistant Graduates. The Journal of Physician Assistant Education, Philadelphia, v. 18, n. 4, p. 33-36, 2007.

RIVERA, Nancy; FELDMAN, Elana; AUGUSTIN, Dimitri; CACERES, Wendy; GANS, Hayley; BLANKENBURG, Rebeca. Do I Belong Here? Confronting Imposter Syndrome at an Individual, Peer, and Institutional Level in Health Professionals. MedEdPORTAL, Washington DC, v. 17, n.11166, 2021.

ROSS, Scott; STEWART, Jane; MUGGE, Molly; FULTZ, Brandy. The Impostor phenomenon, achievement dispositions, and the five factor model. Personality and Individual Differences, San Diego, v. 31, p. 1347-1355, 2001.

SAKULKU, Jaruwan; ALEXANDER, James. The Impostor Phenomenon. International Journal of Behavioral Science, Baqitallia, v. 6, n. 1, p. 73-92, 2011.

SANTOS, Tania Coelho dos. A angústia e o sintoma na clínica psicanalítica. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, v.1, p. 106-124, 2001.

ZANCHETTA, Mirjam; JUNKE, Sabine; WOLF, Anna-Maria; TRAUT-MATTAUSCH Eva. “Overcoming the fear that haunts your success”–The effectiveness of interventions for reducing the impostor phenomenon. Front. Psychol., Brussels, v. 11, n. 405, p. 1-15, 2020.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
Lima, D. F. (2023). A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 144-158. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15864
Seção
Artigos de demanda contínua